domingo, 26 de outubro de 2014

Remédio natural faz mal?

Quando usados de forma incorreta, sim. Todo medicamento, independentemente de ser natural ou não, deve ser ingerido conforme orientação de um médico e da forma como o fabricante indica. Só assim a pessoa estará protegida contra eventuais problemas de saúde. Alguns remédios que fazem bem para uma coisa, podem prejudicar em outras. A porangaba, por exemplo, usada contra a obesidade, pode causar irritação no estômago de pessoas sensíveis, aumento de pressão em quem tem tendência a doenças cardíacas e ainda insônia e enxaqueca. Os elementos que têm efeito laxante também podem causar aborto.

Substâncias simples, como arnica e calêndula, podem fazer mal à saúde se ingeridas indiscriminadamente. A arnica, anti-inflamatória natural ótima para cicatrização e combate a hemorragias leves, não deve ser utilizada por via oral, pois há risco de dano no fígado. A calêndula, também cicatrizante e eficiente para estimular atividade hepática, em excesso desencadeia nervosismo, depressão, falta de apetite, náuseas e vômitos. Os calmantes com a passiflora (flor do maracujá), se tomados pela manhã, produzem sonolência e dificuldade para dirigir. Esses efeitos colaterais, como o próprio nome indica, não são desejados.

O mesmo vale para os chás. Para alcançar o efeito desejado e não causar problemas à saúde, devem ser utilizados nas quantidades e frequências corretas, observadas as contraindicações.

É preciso ter cautela

A medicina natural tem sérios riscos associados e só deve ser usada com cautela, porque se descobriu pouco ainda sobre a maioria das ervas medicinais e chás. É muito difícil distinguir remédios naturais bons daqueles que não dão nenhum resultado.

É necessário ter muito cuidado na hora de conciliar o tratamento natural ao tradicional. Além dos efeitos tóxicos, as substâncias naturais também podem interagir com medicamentos ou agravar algumas doenças. Por isso, sempre que for ao médico, diga a ele se você utiliza algum tipo de chá com frequência ou medicamento à base de plantas (fitoterápicos, por exemplo).
Procure orientação médica

A maior parte dos fitoterápicos são seguros e eficazes. Porém, como todo medicamento, requerem cuidados especiais para o uso. Antes de ir à farmácia e comprar o produto que alguém lhe indicou, consulte um médico. Somente ele poderá orientar sobre qual a maneira correta de utilizá-lo, assim como a quantidade, o tempo de administração e as contraindicações.

Cuide da sua saúde sempre: mantenha uma alimentação saudável e equilibrada, exercite sua mente e sua memória, não permita que o estress invada sua vida. Beba mais água, não fume, movimente seu corpo, diminua o sal e sorria, pois esta é uma forma natural para melhorar a saúde. Sorrindo, são movimentados cerca de 400 músculos, o sistema imunológico é fortalecido, é estimulada a produção de serotonina (que regula a sensibilidade a dor, ajuda na depressão, ansiedade e melhora a oxigenação). Sorrir é natural e não faz mal.
Foto: Berdnik Oleksander

Link?

Nenhum comentário:

Postar um comentário