quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Resíduo da mandioca está sendo testado no controle de carrapatos em animais

Poucos agricultores sabem que a manipueira, resíduo da mandioca, pode ser usada de várias maneiras na agricultura. A manipueira é um líquido amarelado produzido após a mandioca ser prensada durante a fabricação da farinha. O líquido despejado no meio ambiente pode causar poluição do solo, água e rios. O resíduo da mandioca serve como fertilizante para o solo, contra parasitas de plantas e até mesmo para alimentação de ruminantes que, nesse caso, é preciso fazer uma desintoxicação antes do fornecimento aos animais. A pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Tânia Valeska, está desenvolvendo uma pesquisa que tem por objetivo controlar o carrapato Boophilus microplus com o uso da manipueira.
O projeto de controle de carrapatos mediante a água da mandioca surgiu baseado em estudos agrícolas e vem sendo desenvolvido há quase um ano com o apoio de pesquisadores e bolsistas. A pesquisa integra os projetos executados em parceria com o Núcleo de Análises e Pesquisas em Políticas Públicas ( NAPs) da Secretaria do Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri), com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica ( Fapitec/SE) .
A pesquisa foi desenvolvida no combate aos carrapatos buscando uma solução para eliminar esses parasitas, onde muitos produtores rurais utilizam ivermectina (medicamento antiparasitário) ou banho com produtos químicos nos bovinos, que muitas vezes acaba deixando resíduos no leite prejudicando a produção leiteira.

Para a pesquisadora Tânia Valeska, a importância do projeto é o reaproveitamento do líquido extraído durante o processo da mandioca, tendo sua aplicação testada contra o controle do carrapato fazendo com que esse resíduo agrícola controle estes parasitass que reduzem a produção de leite. “A eficiência da manipueira contra o carrapato é avaliada pura e diluída em água. Estamos tentando desenvolver esse processo de transformação da manipueira de uma maneira prática para facilitar sua aplicação pelo produtor rural”, explica.

Testes com a manipueira
As últimas análises foram feitas em carrapatos adultos e larvas em laboratório. A pesquisa está em andamento devido ao ciclo biológico dos carrapatos ao período para eclosão das larvas. “Ainda não obtivemos resultados conclusivos. Foram feito testes iniciais,mas já observamos que a manipueira causa repelência as larvas do parasito”, destaca.

Segundo a pesquisadora, é necessário um resultado in vitropara depois dá sequência ao exame toxicológico do resíduo da mandioca ao animal. “O exame toxicológico é um teste para saber se a manipueira diluída em água ou pura vai causar algum efeito como lesão ou alguma espécie de toxicidade no animal”, explica Tânia. Ainda segundo a pesquisadora, a manipueira vai ser usada durante o banho dos bovinos e assim eliminar os carrapatos.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário