domingo, 30 de novembro de 2014

Professora e alunos do IFNMG desenvolvem gel para conservação de frutas e vencem feira de ciências na UFMG

Projeto do Câmpus Montes Claros surgiu de trabalho em sala de aula com plantas medicinais e agora terá bolsas de iniciação científica

O projeto apresentado pela professora de Química Josie Michelle Soares e pelo alunos João Victor Silva Cardoso e Izabella Carolina Pereira Braga, do 2º ano do curso técnico em Química integrado ao ensino médio, do IFNMG-Câmpus Montes Claros, ficou em primeiro lugar na III Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais, na categoria ensino médio. A Feira, promovida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), aconteceu de 12 a14 de novembro. O trabalho “Gel de recobrimento para conservação de frutas” também foi agraciado com a menção de destaque e premiado com quatro bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr).

A ideia do projeto surgiu a partir de um trabalho sobre plantas medicinais desenvolvido pela professora Josie com a turma de João Victor e Izabella, desde o início do ano. “Os alunos exploraram a química presente nas plantas medicinais e fizeram pomadas cicatrizantes, pomadas para contusão, produtos de beleza, como sabonetes, xampus e cremes, óleos de massagem, xaropes, dentre outros produtos, todos com plantas naturais”, conta a professora.

O trabalho com as plantas medicinais veio casar com o tema da feira de ciências da UFMG neste ano, que foi a agricultura familiar. João Victor e Izabella, sob a orientação da professora Josei, pesquisaram sobre plantas medicinais com propriedades antibactericidas e conservação de alimentos até chegarem ao gel de recobrimento de frutas, feito da planta hortelã-temperão e bicarbonato de sódio, produzido e testado pelos três. “Sendo o gel um antibactericida e repelente, ele conserva a fruta sem resfriamento, por mais 8 dias, sem nenhuma alteração, muito menos no sabor. O gel é todo natural, não causa nenhum mal”, explica Josie. Ela destaca o baixo custo do produto como outra vantagem: “Usamos apenas uma planta que muitas pessoas têm no quintal de casa e bicarbonato de sódio, que é barato”.

Até agora, o produto foi feito de forma caseira, mas a ideia é seguir com o projeto, fabricar o gel no laboratório. “Faremos vários testes e análises químicas e bacteriológicas das frutas”, diz Josie. Segundo ela, o projeto seguirá com orientação de professores da área de plantas medicinais da UFMG, no câmpus que a Universidade tem em Montes Claros. As quatro bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr) para alunos são concedidas pelo CNPq, no valor mensal de R$ 100,00, com duração de 12 meses, iniciando em fevereiro de 2015.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário