quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Publicações do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da UFRGS



Série EAD - PLAGEDER
Instrumentalização para o Ensino a Distância (DERAD 01)

Concebido no formato de Manual Didático, este livro reúne os conteúdos da disciplina Instrumentalização para o Ensino a Distância (DERAD001) oferecida no primeiro módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Organizado de maneira objetiva e concisa, este livro apresenta os procedimentos e orientações necessárias aos alunos para a participação em um curso a distância via Internet. São abordados temas relacionados com a plataforma Moodle, a comunicação em ambientes virtuais de aprendizagem, a Internet como ferramenta de comunicação e pesquisa, a educação a distância e seus recursos, o papel do aluno e o processo de avaliação no ensino a distância.

Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro
Referência Bibliográfica

CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes. Instrumentalização para o ensino a distância. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 72 p. (Série Educação a Distância).
Dinâmica e Diferenciação de Sistemas Agrários (DERAD 02)

Esta obra aborda os conceitos e a aplicação da teoria sistêmica para o estudo e compreensão de realidades agrárias complexas, com ênfase especial no conceito de sistema agrário em suas diferentes abordagens. Busca, através do conceito de sistemas agrários, apresentar os grandes momentos que marcaram o surgimento, a expansão e diferenciação das grandes formas de agricultura do mundo. Em especial, aborda a caracterização, a evolução e a diferenciação dos sistemas agrários no estado do Rio Grande do Sul. Este livro reúne os conteúdos da disciplina Dinâmica e Diferenciação de Sistemas Agrários (DERAD002) oferecida no primeiro módulo do curso de graduação tecnológica na modalidade a distância Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS. 

Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro

Referência Bibliográfica

MIGUEL, Lovois de Andrade (org). Dinâmica e diferenciação de sistemas agrários. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 152 p. (Série Educação a Distância).
Teorias do Desenvolvimento (DERAD 03)

Este livro reúne os conteúdos didáticos da disciplina teorias do Desenvolvimento (DERAD003) oferecida no curso de graduação tecnológica na modalidade a distância Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS. A partir de um enfoque multidisciplinar, este livro introduz o tema do desenvolvimento agrário brasileiro em seu aspectos mais amplos: históricos, sociais, econômicos e demográficos. Busca-se contribuir para a compreensão de como, institucionalmente, distintas teorias do desenvolvimento, abordadas a partir das referências bibliográficas propostas, auxiliam na explicação do caráter desigual do desenvolvimento rural brasileiro no período republicano. 

Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro

Referência Bibliográfica

CONTERATO, Marcelo Antonio; FILIPPI, Eduardo Ernesto. Teorias do desenvolvimento. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 56 p. (Série Educação a Distância).
Temáticas Rurais do Local ao Regional (DERAD 04)

Este livro reúne os conteúdos da disciplina Temáticas Rurais: do local ao regional (DERAD004) oferecida no primeiro módulo do curso de graduação tecnológica na modalidade a distância Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS. Esta obra objetiva problematizar as questões relacionadas ao desenvolvimento rural e à realidade agrária em suas escolas especiais: o local e o regional. Para tanto, este livro destaca o estudo da problemática do desenvolvimento rural, a caracterização da realidade agrária e a identificação dos fatores limitantes e das potencialidades locais e regionais. 

Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro

Referência Bibliográfica

VERDUM, Roberto; FONTOURA, Luiz Fernando Mazzini. Temáticas rurais: do local ao regional. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 48 p. (Série Educação a Distância).
Métodos de Pesquisa (DERAD 05)

Esta obra aborda os princípios fundamentais da pesquisa científica, do tema ao problema, a revisão da literatura, a classificação das pesquisas e o planejamento da pesquisa. Ao longo desta obra são apresentados os enfoques específicos de pesquisas quantitativas e qualitativas, os aspectos relacionados ao desenvolvimento e a aplicação dos instrumentos e técnicas de pesquisa assim como o uso das novas tecnologias de informação e comunicação. São reunidos neste livro os conteúdos da disciplina Métodos de Pesquisa (DERAD005) oferecida no primeiro módulo do curso de graduação tecnológica na modalidade a distância Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS.

Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro

Referência Bibliográfica

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120 p. (Série Educação a Distância).
Organização Social e Movimentos Sociais Rurais (DERAD 06)

Organizado no formato de manual, este livro reúne os conteúdos da disciplina Organização Social e Movimentos Sociais Rurais (DERED006) oferecida no segundo módulo do curso de graduação tecnológica na modalidade a distancia Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS. Partindo do pressuposto que a sociedade em que vivemos é complexa e dinâmica, este livro busca, através de conceitos teóricos, proporcionar elementos para uma reflexão acerca do desenvolvimento rural, da organização da vida social, bem como da operacionalização de estratégias de transformação da realidade. 

Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro

Referência Bibliográfica

GEHLEN, Ivaldo; MOCELIN, Daniel Gustavo (orgs). Organização social e movimentos sociais rurais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 96 p. (Série Educação a Distância)
Etnodesenvolvimento e Mediações Político-culturais no Mundo Rural (DERAD 07)

Este livro apresenta os conteúdos da disciplina Etnodesenvolvimento e Mediações Político-Culturais no Mundo Rural (DERAD007) oferecida no segundo módulo do curso de graduação tecnológica na modalidade a distância Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS. Esta obra tem como objetivo fornecer instrumentos conceituais para a análise das relações entre complexas tessituras culturais, das formas de ocupação ecológico-econômica de espaços rurais, da estruturação de identidades minoritárias e lutas sociais correlatas ao processo de emergência político-institucional das comunidades tradicionais no mundo rural brasileiro. Assim, aborda-se a questão da mediação em circunstâncias de grande distanciamento cultural entre aquele que se apresenta como agente estimulador do desenvolvimento e aqueles reduzidos à condição de público-alvo de políticas, programas e projetos. 

Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro

Referência Bibliográfica

ANJOS, José Carlos dos; LEITÃO, Leonardo. Etnodesenvolvimento e mediações político-culturais no mundo rural. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 64 p. (Série Educação a Distância).
Agricultura e Sustentabilidade (DERAD 08)

Este livro reúne o conteúdo didático da disciplina Agricultura e Sustentabilidade (DERAD008) oferecida no segundo módulo do curso de graduação tecnológica na modalidade a distância Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS. Os textos apresentados abordam as diversas crises que hoje afetam o espaço rural, fortemente ligado à agricultura. Assim, são abordadas as crises ambiental, tecnológica e social, que hoje se encontram estreitamente vinculadas aos espaços rurais. Com isso, pretende-se demonstrar que o modelo atual de desenvolvimento para o espaço rural está em crise, crise essa estreitamento vinculada às demais crises da civilização atual. 

Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro

Referência Bibliográfica

DAL SOGLIO, Fábio; KUBO, Rumi Regina (orgs). Agricultura e sustentabilidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 152 p. (Série Educação a Distância).

Outras ainda nesta postagem:

Seminário Integrador I (DERAD 09)

São reunidos neste livro os conteúdos da disciplina Seminário Integrador I (DERAD009) oferecida no segundo módulo do curso de graduação tecnológica na modalidade a distância Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS. Os diferentes textos apresentados buscam promover uma reflexão de cunho multidisciplinar acerca da problemática do desenvolvimento local e regional, seus fatores limitantes e suas potencialidades. Amparando-se fortemente em conteúdos didáticos das disciplinas até então oferecidas no âmbito do curso PLAGEDER, busca-se colocar em evidência a dimensão da ação dos atores sociais nas diversas instâncias dos processos de desenvolvimento. Sumário
Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro

Referência Bibliográfica

BEROLDT, Leonardo. et al (orgs). Seminário Integrador I. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 88 p. (Série Educação a Distância).
Estado e Políticas Públicas (DERAD 10)

Este livro reúne os conteúdos didáticos da disciplina Estado e Políticas Públicas (DERAD 10) oferecida no terceiro módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Parte-se do pressuposto que os governos, através do uso de políticas públicas, influenciam e, muitas vezes, procuram direcionar o comportamento das pessoas, no sentido de garantir o bem comum. A partir de uma argumentação fortemente ancorada na Ciência Econômica, esta obra apresenta aspectos relevantes acerca da lógica da ação pública e os instrumentos de política pública na inter-relação entre as várias instâncias de governo. Sumário
Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro

Referência Bibliográfica

XAVIER DA SILVA, Leonardo. Estado e Políticas Públicas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. 72 p. (Série Educação a Distância).
Questão Agrária e Legislação Ambiental (DERAD 11)

Este livro aborda as dinâmicas fundamentais da questão agrária brasileira no processo de expansão e modernização da agricultura e suas relações com as transformações ambientais. Nesse sentido, são abordados aspectos relacionados às manifestações e mobilizações diante da defesa do ambiente e a necessidade de criação de instrumentos de normatização das atividades agrícolas do ponto de vista ambiental. São reunidas neste livro os conteúdos da disciplina Questão Agrária e Legislação Ambiental (DERAD 11) oferecida no terceiro módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Sumário
Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Lume/UFRGS Repositório Digital (Em breve)
Google books (Em breve)

Referência Bibliográfica

MAZZINI FONTOURA, Luiz Fernando; VERDUM, Roberto. Questão Agrária e Legislação Ambiental. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. 120 p. (Série Educação a Distância).
Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural no Brasil (DERAD 12)

Este manual reúne os conteúdos didáticos da disciplina Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural no Brasil (DERAD 12) oferecida no terceiro módulo do curso de graduação tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Neste material didático pretende-se apresentar a temática da expansão do desenvolvimento capitalista no meio rural e seus impactos socioeconômicos a partir da revisão da discussão sobre a questão agrária brasileira, bem como da análise dos padrões de desenvolvimento da agricultura, desde a década de 1950 até os nossos dias. A partir de uma argumentação fortemente ancorada da lógica da ação pública e os instrumentos de política pública na inter-relação entre várias instâncias de governo. Sumário
Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro

Referência Bibliográfica

ADALBERTO MIELITZ NETTO, Carlos Guilherme; MANOEL DE MELO, Lenivaldo; MACHADO MAIA, Cláudio. Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. 82 p. (Série Educação a Distância).
Planejamento e Gestão de Projetos para o Desenvolvimento Rural (DERAD 13)

Organizado no formato de manual, este livro reúne os conteúdos da disciplina Planejamento e Gestão de Projetos para o Desenvolvimento Rural (DERAD 13) oferecida no terceiro módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Indubitavelmente, os projetos de desenvolvimento são o principal instrumento para promover processos de melhoria econômica e socioambiental. Busca-se, neste livro, apresentar as principais ferramentas conceituais e operacionais necessárias à elaboração e à análise de projetos de desenvolvimento rural. Sumário
Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro

Referência Bibliográfica

BRACAGIOLI, Alberto; GEHLEN, Ivaldo; LÚCIO DE OLIVEIRA, Valter. Planejamento e Gestão de Projetos para o Desenvolvimento Rural. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2010. 82 p. (Série Educação a Distância).
A Modernização da Agricultura (DERAD 14)

Este manual didático reúne os conteúdos didáticos da disciplina Seminário Integrador II (DERAD 14) oferecida no terceiro módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade ensino a distância. Pretende-se, neste manual didático, relacionar os conteúdos estudados em disciplinas oferecidas no âmbito do curso PLAGEDER (DERAD 06 - Organização social e movimentos sociais rurais; DERAD 07 - Etnodesenvolvimento e mediações político-culturais do mundo rural; DERAD 08 - Agricultura e sustentabilidade; DERAD 10 - Estado e políticas públicas; e DERAD 11 - Questão agrária e legislação ambiental). Além de proporcionar a possibilidade de aprofundar a compreensão de abordagens teórico-metodológicas de interesse compartilhado, busca-se incentivar a produção de uma reflexão original e crítica acerca das políticas públicas e de seu impacto sobre a realidade agrária local e regional. Por fim, almeja-se, com este manual, proporcionar um espaço para discussão de aspectos relacionados à problemática agrária local e regional. Sumário
Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro 

Referência Bibliográfica

ALMEIDA, Jalcione. A Modernização da Agricultura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. 94 p. (Série Educação a Distância).
Gestão e Planejamento de Unidades de Produção Agrícola (DERAD 15)

Este livro reúne os conteúdos didáticos da disciplina Gestão e Planejamento de Unidades de Produção Agrícola (DERAD 15) oferecida no quarto módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Parte-se do pressuposto que a compreensão da estrutura e funcionamento das unidades de Produção Agrícola (UPA) e as particularidades que envolvem os agentes diretamente envolvidos neste processo são condições fundamentais e insdispensáveis para a realização de ações de palnejamento e gestão. Pretende-se, com esta obra, apresentar o instrumental teórico-metodológico necessário para o entedimento da organização e funcionamento de unidades de produção agrícola. Além disso, busca-se apresentar, de maneira objetiva e direta, as etapas e as condições necessárias para a realização de um diagnóstico e de uma avaliação crítica do sistema produtivo implementado em nível da unidade de produção agrícolal. Sumário
Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro

Referência Bibliográfica

ARAÚJO WAGNER, Saionara; GIASSON, Elvio; ANDRADE MIGUEL, Lovois; DESSIMON MACHADO, João Armando. Gestão e Planejamento de Unidades de Produção Agrícola. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. 128 p. (Série Educação a Distância).
Mercados e Comercialização de Produtos Agrícolas (DERAD 16)

Concebido no formato de manual didático, este livro reúne os conteúdos da disciplina Mercados e Comercialização de Produtos Agrícolas (DERAD16) oferecida no quarto módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. A partir da apresentação de uma base teórica e metodológica, busca-se compreender a estrutura, conduta e desempenho das mercados de produtos agrícolas, bem como os canais de comercialização e as especificidades destes mercados. Igualmente, são apresentadas as grandes tendências dos mercados e tópicos sobre economia solidária e redes de cooperação. Sumário
Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro

Referência Bibliográfica

DABDAB WAQUIL, Paulo; MIELE, Marcelo; SCHULTZ, Glauco. Mercado e Comercialização de produtos Agrícolas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. 71 p. (Série Educação a Distância).
Elaboração e Avaliação de Projetos para a Agricultura (DERAD 17)

Este manual reúne os conteúdos didáticos da disciplina Elaboração e Avaliação de projetos para a Agricultura (DERAD 17) oferecida no quarto módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Neste material didático, busca-se disponibilizar ferramentas conceituais e operacionais para a elaboração e avaliação de projetos voltados para a Unidade de Produção Agrícola na sua integralidade, buscando apontar alternativas viáveis como forma de apoio à melhoria nas condições de produção e de vida da família agricultora. Sumário
Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro

Referência Bibliográfica

LÚCIO DE OLIVEIRA, Valter. Elaboração e Avaliação de Projetos para a Agricultura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. 80 p. (Série Educação a Distância).
Estágio Supervisionado em Unidades de Produção Agrícola (DERAD 18)

Este livro restitui a experiência de alunos, professores e tutores a distância envolvidos na disciplina Estágio Supervisionado en Unidades de Produção Agrícola (DERAD 18) do Curso de graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER/UFRGS), na modalidade a distância. O Estágio Supervisionado em Unidades de Produção Agrícola visa oportunizar aos docentes uma vivência junto a agricultores de sua região, permitindo relacionar esse experiência aos conteúdos didáticos. Além de aspectos legais, operacionais e pedagógicos, este livro procura apresentar uma reflexão acerca da experiência vivenciada pelos diferentes atores sociais envolvidos na preparação e realização desta atividade de estágio. Sumário
Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro

Referência Bibliográfica

CARDOSO, Susana; de LIMA BECK, Fábio; BASTOS de MELO, Fernanda; KESSLER DAL SOGLIO, Fábio. Estágio Supervisionado em Unidades de Produção Agrícola. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. 100 p. (Série Educação a Distância).
Gestão e Planejamento de Organizações Agroindustriais (DERAD 19)

Este livro aborda tópicos fundamentais relacionados ao planejamento estratégico e desenvolvimento das agroindústrias brasileiras. Na dimensão externa à organização, são tratadas temáticas emergentes relacionadas aos principais fenômenos balizadores das suas definições estratégicas: concorrência vertical entre o setor varejista e a agroindústria e, a crescente busca pelo alinhamento entre a oferta de produtos diferenciados e as demandas dos consumidores. Também é discutida a importância da consolidação de arranjos produtivos cooperativos para qualificar as agroindústrias de menor porte para esses desafios. De forma complementar, são apresentadas abordagens pertinentes à gestão agroindustrial: implementação de estratégias de qualidade e diferenciação de produtos, administração financeira e gestão estratégica de custos, gestão da produção e logística. Esses conteúdos são desenvolvidos na disciplina Gestão e Planejamento de Organizações Agroindustriais (DERAD 19) oferecida no eixo temático “Organizações Agroindustriais” do Curso de Graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na modalidade à distância. Sumário
Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro

Referência Bibliográfica

PHILIPPE PALMA RÉVILLION, Jean; SILVEIRA BADEJO, Marcelo. Gestão e Planejamento de Organizações Agroindustriais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. 100 p. (Série Educação a Distância).
Mercados e Comercialização de Produtos Agroindustriais (DERAD 20)

Este livro reúne os conteúdos didáticos da disciplina Mercados e Comercialização de Produtos Agroindustriais (DERAD 20) oferecida no curso de graduação tecnológica na modalidade a distância Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da UFRGS. Esta obra apresenta uma base teórica e metodológica para a compreensão da organização industrial e a estrutura, a conduta e o desempenho das cadeias produtivas e dos sistemas agroindustriais. Complementa-se esse conteúdo com a apresentação das grandes tendências do agronegócio no Brasil e no mundo. Sumário
Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Lume/UFRGS Repositório Digital (Em breve)
Google books Livro

Referência Bibliográfica

MIELE, Marcelo; DABDAB WAQUIL, Paulo; SCHULTZ, Glauco. Mercados e Comercialização de Produtos Agroindustriais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. 80 p.
Elaboração e Avaliação de Projetos para Agroindústrias (DERAD 21)

Esta obra apresenta os conteúdos didáticos da disciplina Elaboração e Avaliação de Projetos para Agroindústrias (DERAD 21), do curso de graduação tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Busca, de uma maneira direta e objetiva, disponibilizar o instrumental teórico-conceitual para a concepção, a elaboração, a análise e a avaliação de projetos agroindustriais ligados à agricultura familiar. Além das etapas que antecedem a elaboração de projetos para agroindústrias e os principais elementos a serem considerados em sua elaboração, este manual didático apresenta as noções básicas sobre a transformação de alimentos e os diferentes aspectos relacionados à qualidade dos produtos agroindustriais. Igualmente, são apresentadas as legislações (sanitária, ambiental e tributário-fiscal) e os programas governamentais relacionados à implantação de projetos para agroindústrias. Por fim, são fornecidos subsídios para a montagem de projetos bem como para a avaliação da viabilidade da agroindústria.Sumário
Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro

Referência Bibliográfica

CARDOSO, S. e RÜBENSAN, J. M. Elaboração e Avaliação de Projetos para Agroindústrias. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. (Série Educação a Distância).
Estágio Supervisionado II (DERAD 22)

Este livro busca documentar e divulgar a experiência de criação, estruturação e desenvolvimento da disciplina Estágio Supervisionado II (DERAD 22) do Curso de Graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER), oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na modalidade a distância. Ao restituir uma experiência pioneira na área de estágios em cursos superiores oferecidos na modalidade de ensino a distância, espera-se contribuir para o aperfeiçoamento de experiências pedagógicas similares.Sumário
Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro

Referência Bibliográfica

CARDOSO, S. e RÜBENSAN, J. M. Elaboração e Avaliação de Projetos para Agroindústrias. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. (Série Educação a Distância).
Elaboração de Monografia na Área de Desenvolvimento Rural (DERAD 23)

Este manual reúne os conteúdos didáticos da disciplina Elaboração de Monografia na Área de Desenvolvimento Rural (DERAD 23) oferecida no sexto módulo do Curso de Graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Com base em uma perspectiva multidisciplinar, este material didático disponibiliza os elementos básicos e indispensáveis para as diferentes etapas da elaboração do trabalho de conclusão de curso...

Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro

Referência Bibliográfica

FRÖHLICH, Egon Roque e DORNELES, Simone Bochi (Org.). Elaboração de Monografia na Área de Desenvolvimento Rural. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. (Série Educação a Distância).
Métodos de Comunicação e participação nas atividades de extensão rural(DERAD 24)

Este manual aborda os conteúdos didáticos da disciplina Métodos de Comunicação e Participação nas Atividades de Extensão Rural (DERAD 24) do curso de graduação tecnológica em desenvolvimento rural (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Busca-se apresentar, de maneira sintética, a relação entre a educação e a prática extensionista no Brasil, relatando suas origens, métodos e consequências para o desenvolvimento rural do país. Igualmente é realizada uma análiseda utilização das metodologias participativas na extensão rural.Sumário

Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro

Referência Bibliográfica

WAGNER, Saionara Araújo (Org.). Métodos de Comunicação e participação nas atividades de extensão rural Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. (Série Educação a Distância).
Tópicos Especiais (DERAD 25)

Este livro apresenta, de forma acessível, os temas abordados na disciplinaTópicos Especiais (DERAD 25), oferecida no Curso de Graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Dividida em quatro partes, esta obra apresenta as bases do conhecimento sobre impacto ambiental, etnoecologia, educação do campo, segurança alimentar e nutricional e turismo rural, bem como as ferramentas aplicáveis à gestão do espaço rural. Busca-se, assim, contribuir para as transformações que conduzam à diversificação das atividades, à valorização dos saberes e práticas locais e ao fortalecimento dos agricultores familiares e das populações tradicionais, ações essas que fortalecem a multiculturalidade brasileira. Sumário

Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro

Referência Bibliográfica

COELHO DE SOUZA, G. (Org.) Transformações no Espaço Rural . Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. (Série Educação a Distância).
Políticas públicas e privadas e competitividade das cadeias produtivas agroindustriais (DERAD 26)

Este manual didático reúne os conteúdos da disciplina Seminário Integrador III (DERAD 26) oferecida no sexto módulo do Curso de Graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. A partir da articulação de diferentes abordagens, descritivas, analíticas e propositivas, tem-se a expectativa de contribuir com instrumentos voltados para o planejamento e a gestão do desenvolvimento rural. Considera-se que as abordagens e os instrumentos propostos ao longo deste material didático poderão contribuir para a esperada articulação interdisciplinar e para o diálogo entre as diferentes áreas de conhecimento abrangidas pelo tema do desenvolvimento rural, sob o viés das políticas públicas e privadas voltadas para a competitividade das cadeias produtivas agroindustriais.Sumário

Baixe a publicação

Site do PLAGEDER Arquivo
Google books Livro

Referência Bibliográfica

SCHULTZ, Glauco e WAQUIL, Paulo Dabdab (Org.). Políticas públicas e privadas e competitividade das cadeias produtivas agroindustriais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. (Série Educação a Distância).

Nenhum comentário:

Postar um comentário