domingo, 21 de dezembro de 2014

Herbário de Minas é referência em estudos taxanômicos e florísticos

02 Dezembro 2014


O Herbário e Xiloteca do Centro de Inovação e Tecnologia Senai Fiemg - CITSF Campus CETEC, é um dos maiores herbários de Minas Gerais e está entre os mais importantes do país. Duas espécies acabam de ser catalogadas e passam a ter registro científico, a descoberta se deu a partir da cessão do acesso das exsicatas para a elaboração de ilustração científica.

No herbário estão depositados mais de 17 mil exemplares de espécies botânicas, coletadas principalmente nas Bacias Hidrográficas dos Rios Doce, São Francisco, Grande e Jequitinhonha e outras áreas de Minas como: Triângulo Mineiro, Norte de Minas e Região Metropolitana. Algumas espécies vieram doadas de outros estados e até do exterior.

O Herbário foi criado ainda na época da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC) e possui aproximadamente 40 anos de existência. Vários pesquisadores, mestres e doutores são testemunhas de sua história. Muitas espécies do acervo já foram catalogadas cientificamente por pesquisadores do Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente, um dos oito institutos do CITSF – três são de inovação e cinco de tecnologia.

O herbário é uma área muito demandada, não só por pesquisadores de centros tecnológicos, acadêmicos e indústrias de fármacos. Estudantes de graduação, mestrado e doutorado também procuram o herbário, que é referência para estudos taxanômicos e florísticos. Através do projeto de implantação e reforma dos laboratórios dos oito institutos do CITSF, o Herbário ganhou novo espaço e melhor climatização.

O herbário é registrado dentro de parâmetros internacionais no Index Herriorum (http://www.nybg.org).

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário