quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Livro aborda ações de controle da obesidade no SUS

23/12/2014
Já está disponível a versão eletrônica da publicação “Perspectivas e desafios no cuidado às pessoas com obesidade no SUS”, reunindo os resultados do Laboratório de Inovação no manejo da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde. Instituído em 2012, o laboratório é fruto de parceria entre a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Departamento de Atenção Básica (CGAN/DAB) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).

A missão do laboratório foi identificar, sistematizar e compartilhar lições aprendidas e boas práticas de promoção da saúde e prevenção, controle, tratamento e manejo da obesidade no SUS. Daí a seleção, entre os 139 trabalhos enviados, de 24 experiências que foram visitadas pelo laboratório e são relatadas na publicação.

O livro apresenta, ainda, perspectivas e desafios no cuidado às pessoas com obesidade no SUS, englobando os modelos de atenção e as políticas públicas instituídas no país nos últimos anos, como a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), instituída em 1999 e atualizada em 2011, por meio da Portaria nº 2.715. Aborda também as mudanças a partir da transição epidemiológica e demográfica, bem como as transformações socioculturais operadas nas últimas décadas, que tornaram necessária uma abordagem multidisciplinar da obesidade como um problema social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário