quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Brasil Sem Alergia inaugura setor gratuito de acupuntura médica para tratar processos alérgicos no Rio

Desde 2004, a Organização Mundial da Saúde indica a eficácia da técnica chinesa em alergias, podendo beneficiar em até 97% dos casos

Coordenado pelo médico alergista Marcello Bossois, o Brasil Sem Alergia é um centro de tratamentos gratuitos que conta com diferentes procedimentos de prevenção e combate dos quadros alérgicos e doenças imunológicas em seus três postos no Rio de Janeiro. A ação social, que já realizou mais de 120 mil atendimentos gratuitos, irá inaugurar, em 17 de janeiro (sábado), um setor exclusivo de acupuntura médica voltada para casos de alergias. As consultas serão gratuitas, com procedimentos a preço de custo. O serviço será oferecido na sede do projeto, na Rua Conde de Porto Alegre nº 167, em Duque de Caxias. Os atendimentos serão oferecidos aos sábados, e os interessados, que antes deverão passar por uma triagem clínica no Brasil Sem Alergia, poderão agendar seus horários através dos telefones 3939-0239 ou 2652-2175 e pelo site www.brasilsemalergia.com.br

Tratando as alergias com as agulhinhas

Como parte da medicina tradicional chinesa há mais de dois milênios, a acupuntura é uma das técnicas terapéuticas mais antigas do mundo. Consiste na estimulação de pontos específicos da pele, que são chamados de pontos de acupuntura, por meio de agulhas metálicas muito finas – manipuladas manualmente ou através de estímulos elétricos. Aqui, no ocidente, a eficácia da técnica começou a ser estudada no final da década de 1970 para 41 doenças, entre as quais a alergia. Após 25 anos de pesquisas em renomadas instituições, a Organização Mundial da Saúde publicou, em 2004, um documento atestando os efeitos benéficos em diversos tipos de alergias como a rinite alérgica, por exemplo, que pode obter resultados significativos em até 97% dos casos, podendo ser eficaz para até 93% dos asmáticos.

Para a médica acupunturista Carla Simone Freitas, recém-incorporada à equipe do Brasil Sem Alergia, a acupuntura, assim como outros métodos da medicina tradicional chinesa, surge como um excelente recurso terapéutico para diminuir ou até evitar as crises alérgicas, inclusive como opção de associação ao tratamento convencional. “A acupuntura possui um papel terapêutico muito eficaz no tratamento de variados processos alérgicos, seja na fase aguda de uma alergia respiratória, seja num caso crônico de um processo alérgico alimentar. As alergias de pele e os casos de alergia hormonal também podem ser tratados pela técnica, sendo possível perceber resultados poucos minutos após os primeiros procedimentos”, completa a médica. O método é capaz de espaçar as crises alérgicas, aliviar seus efeitos e, em determinados casos, até eliminar os sintomas.

Baseado numa visão holística, o tratamento requer uma avaliação prévia e rigorosa do histórico do paciente, através de uma abordagem ampla de cada caso. “Em geral, meu primeiro atendimento leva cerca de duas horas, pois preciso considerar diversas características, hábitos e comportamentos daquele paciente”, comenta Dra. Carla. Avaliação dos pulsos energéticos, da fala, língua, do tom da pele, da respiração, do sono e da alimentação fazem parte da análise que antecede o início dos procedimentos. Com formação em variadas técnicas da medicina tradicional chinesa, a médica afirma que pessoas de qualquer idade podem se submeter ao tratamento, desde que com a indicação de um profissional habilitado.

Fonte: Brasil Sem Alergia

Publicado no Portal EcoDebate, 14/01/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário