quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

[Mais que ideias] Vamos cozinhar, crianças!

postado por Luana Mello em Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2015

Já pensou que bom seria se ao invés dos pais fazerem almoço para seus filhos isso se invertesse?

Parece uma coisa que só aconteceria em um mundo distante, mas não é tão complicado assim.

No mundo em que a obesidade está cada dia mais presente nas famílias do mundo inteiro, inclusive no público infantil, é possível perceber que cada vez menos as pessoas estão comendo em casa, sempre optando por alimentos industrializados com altos teores de sódio, açúcar e gorduras. Por conta disso, é essencial ensinar às crianças como se alimentar de maneira saudável, já que elas estão em período de consolidação de hábitos que vão levar para toda a vida.
Já se sabe que as crianças aprendem muito mais sobre algum assunto quando estão envolvidas no processo, então, porque não ensiná-las sobre uma alimentação saudável e feita em casa colocando as mãozinhas delas na massa?

Oficinas culinárias com crianças são muito utilizadas para esses fins, com crianças a partir de 2 anos, desde que seja com supervisão constante. Com crianças a partir de 10 anos, já é possível dar maior autonomia para cozinhar sozinho uma refeição inteira.

Quer começar a ensinar seus filhos a cozinhar? O site The Globe And Mail mostra um plano de 5 semanas para que eles estejam preparando refeições:

Semana 1: Nessa semana, você deve ensinar o básico, como as maneiras corretas de pegar e manusear uma faca. Comece com facas pequenas, de serra e sem ponta, por exemplo. É a hora também de ensinar que o que sai do fogão e do forno está quente, que o cabo pode queimar e o vapor de água que sai da panela também. Ensine-os a usar copos de medidas e a como ler e entender uma receita. É importante também ensiná-los a limpar toda a bagunça quando terminar.
Semana 2: A partir daqui, você já pode permitir que eles cozinhem as pequenas refeições sozinhos, com a sua ajuda. Se programe para estar por perto nos primeiros dias, além de ter em sua casa tudo o que for necessário para fazer a receita que eles quiserem. Já é possível fazer um pão para lanchar!
Semana 3: Nessa semana já é possível permitir que eles façam preparações de jantar, por exemplo, contanto que seja fácil e com baixa margem de erros. Uma boa pedida é sopa. Deixe que as crianças piquem os vegetais que forem ser utilizados!

Semana 4: Nessa fase é possível ensiná-los a fazer molhos (molho de tomate caseiro, por exemplo) e deixar que ele lidere a cozinha, com você somente o auxiliando.

Semana 5: Na última semana, se tudo for feito com muito carinho e dedicação, as crianças já vão estar aptas a cozinhar uma refeição simples sozinhos.

Tenha em mente que eles podem errar, e devem aprender com seus erros. Dê preferência para alimentos que sejam da sua cultura, de forma a familiarizá-los com esses alimentos, além de reduzir custos.
Se quiser receitas fáceis de preparar com seus filhos, o site Nutrition Action (em inglês) vende um livro de receitas saudáveis para cozinhar com crianças, que pode te inspirar a fazer muito mais! 

Que tal cumprir a nossa nova missão do Missiorama com a criançada e ainda se deliciar com as receitas do nosso livro "Mais que receitas"?

Mãos à massa!

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário