sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Município de Volta Redonda vai produzir fitoterápicos com auxílio do MS


Parceiro da RedeFito Mata Atlântica Rio de Janeiro, Volta Redonda foi um dos 19 beneficiados pelo edital SCTIE/MS nº 1/2014, do Ministério da Saúde (MS). O município recebeu o valor de R$ 460.779,40 para desenvolver projeto com vistas à produção de fitoterápicos a partir das espécies medicinais Mikania glomerata Spreng (guaco) e Cymbopogon citratus Stapf (capim limão).

De acordo com informações do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS) do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), o programa será gerido pela Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS/VR). O projeto prevê a realização de estudo e diagnóstico do cultivo para produção orgânica integrada em larga escala, considerando o manejo adequado de plantio e colheita de guaco e capim limão.

Segundo a representante da SMS/VR, Fabiola Martins, para a definição das espécies foram considerados vários fatores: o fato das espécies serem aclimatadas na região; as áreas com histórico de cultivo e possibilidade de desenvolvimento socioeconômico; a prevalência de enfermidades passíveis de intervenção com o uso de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos, no caso doenças do aparelho respiratório. Em saúde mental foram relevantes os transtornos de ansiedade e a possibilidade de diminuição das principais causas de morbidade hospitalar.

A dispensação atenderá a Política Municipal de Assistência Farmacêutica, por meio da Farmácia Municipal e dos dispensários existentes nas Unidades Básicas de Saúde da Família. Os diversos atores que participam nas diferentes etapas do projeto serão capacitados em uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos (PMF), com ênfase nas espécies definidas.

De acordo com Fabíola, a manutenção das parcerias acontecerá através de articulação, interação e cooperação entre os agentes de toda cadeia de PMF, numa rede de esforços para a melhoria da atenção à saúde e à integralidade do cuidado, ao fortalecimento da agricultura familiar, à geração de emprego e renda e à inclusão social.

Data: 06.01.2015
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário