segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Produção de Materiais para Atividade de EAN em Restaurantes Comunitários

Postado 19/05/2014

 
Postado por 

Brasília - DF

Organização/Instituição Promotora da Experiência: Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional/Universidade de Brasília 

Área da Experiência: Desenvolvimento/Assistência Social, Educação, Saúde 

Niveis Atuacao: Estadual/Distrital 

Setor da Organização/Instituição: Outro 

Sujeito Idade: De 6 a 10 anos, De 11 a 19 anos, De 15 a 19 anos, 20 a 59 anos, 60 a ou mais, 

Número Aproximado de Participantes da Experiência: Variável 

Sujeito Caracteristica: 

Tipo Local: 

Tipo Experiência: Exposição, Painel, Roda de Conversa 

Temática:

Sobre A Iniciativa: Trata-se do registro da produção de materiais para atividade de Educação Alimentar e Nutricional dirigido a usuários dos Restaurantes Comunitários do Distrito Federal. 

Objetivos: O objetivo desta atividade é estimular a reflexão sobre os produtos industrializados consumidos diariamente sob a perspectiva conceitual "Comida de Verdade X Produto Alimentício", relacionando o Direito Humano à Alimentação Adequada ao direito de escolha por um alimento mais saudável. 

Materiais Utilizados na Experiência: Para a produção dos quatro materiais da atividade "Alimentos x Produtos Alimentícios" - o Painel representativo da ingestão máxima de sal, gordura e açúcar; o Mural representativo da quantidade de sal, gordura e açúcar em produtos alimentícios; a Feira de Alimentos; e o Processo de produção de produtos alimentícios - foram utilizados: Papel EVA de diferentes cores, cola líquida, cola bastão, cola de isopor, embalagens de produtos alimentícios, sal, açúcar, óleo de soja, percevejos, cartolinas, canetas esferográficas, canetinhas, imagens impressas, fita adesiva colorida, grampeador, caixotes de madeira, imagens de revista, cola colorida, cola gliter e papel crepom. 

Passo A Passo: O planejamento da atividade de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) "Alimentos x Produtos Alimentícios" realizou-se em diferentes etapas. Primeiramente foi construído um roteiro para subsidiar visitas de diagnóstico a Restaurantes Comunitários (RC), onde nutricionistas, gerentes e usuários eram questionados quanto à existência de ações de EAN no RC, demanda de atividades educativas, existência de locais para exposição de materiais, temáticas demandadas pelo público, dentre outros. Em seguida, por um período de aproximadamente 2 meses, realizaram-se as visitas aos 13 RC do Distrito Federal e foi discutido e elaborado um diagnóstico para nortear a implementação das ações de EAN. Depois desse estágio, iniciou-se a construção de um projeto para ações de EAN, contendo a atividade inicial "Alimentos x Produtos Alimentícios". O tema a ser tratado será “O que é comida de verdade?” na perspectiva do Direito Humano à Alimentação Adequada. A proposta é de que os frequentadores do RC sejam convidados a perceber a diferença entre produtos e alimentos. Para tal, foi montado um cenário com alguns produtos alimentícios (macarrão instantâneo, biscoito recheado, refrigerante, etc.), produtos comerciais (relógio, caneta, lápis, etc.) e alimentos (frutas, hortaliças, cereais, etc.). A cada usuário que se aproximar da equipe e dos materiais, será solicitado que escolha, dentre os itens presentes, um produto e um alimento. O facilitador explicará que alimentos são diferentes de produtos alimentícios e produtos comerciais, mostrando o processo de produção e processamento destes e expondo que alimentos são provenientes da natureza e não sofrem grandes processamentos, diferentemente de produtos alimentícios e comerciais. A argumentação continuará ainda sobre o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), fazendo os frequentadores refletirem que todos têm o direito ao acesso e consumo de alimentos de qualidade, e que a realização deste também depende de suas escolhas alimentares. Ressalta-se que as ações ainda não foram implementadas nos Restaurantes Comunitários, mas foi aplicado um projeto-piloto para os servidores de uma Secretaria de Estado do DF, a fim de validar os instrumentos e, posteriormente, alterá-los/ modificá-los,adequando-os à necessidade. 

Considerações: A atividade ainda não foi realizada com o público-alvo para qual foi dirigida. Ao fim da implementação do projeto-piloto, os participantes demonstraram compreender a diferença entre produto alimentício e alimento e o porquê de produtos alimentícios não serem classificados como alimentos. Além disso, os indivíduos mostraram-se surpresos com as quantidades de açúcar, sal e gordura presentes nos produtos alimentícios. 

Resumo da Experiêcia: Com o objetivo de estimular a reflexão sobre os produtos industrializados consumidos diariamente, relacionando o Direito Humano à Alimentação Adequada ao direito de escolha por um alimento mais saudável, planejou-se uma atividade de Educação Alimentar e Nutricional em diferentes etapas, incluindo a construção de roteiro para subsidiar visitas de diagnóstico, a realização de visitas, a discussão e elaboração de diagnóstico e a construção da metodologia da atividade. A atividade, direcionada para usuários de Restaurantes Comunitários do Distrito Federal, contemplou a construção de um cenário, contendo quatro materiais que auxiliariam os participantes a visualizar o processo de produção e a composição nutricional dos produtos alimentícios. Para validar os instrumentos, foi aplicado um projeto-piloto no qual os indivíduos demonstraram-se esclarecidos e surpresos. Ressalta-se que as ações ainda não foram implementadas para o público-alvo para o qual foram planejadas e elaboradas. 

Palavras-Chave: Segurança Alimentar e Nutricional Educação Alimentar e Nutricional Alimentação Adequada e Saudável 

Álbum de Fotos da Experiência

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário