sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Alimentos tostados podem ser perigosos, alertam nutricionistas

Link:

10.07.2015

Estudo europeu alerta para o risco de ingestão de alimentos tostados, como os pães torrados.
Um estudo da European Food Safety Authority (EFSA) confirma que alimentos como o pão, as batatas fritas ou algumas papas para bebês e bebidas como o café podem ser carcinogênicos sob determinadas condições.

Este estudo, divulgado no início de Julho, confirmou que a ingestão de acrilamida, um composto que se forma durante o aquecimento de certos alimentos a temperaturas elevadas e que faz os alimentos ficarem “tostados”, pode contribuir para a formação de glicidamida no organismo. A glicidamida é um composto genotóxico, que altera o DNA, e pode ter como consequência, o risco para o surgimento de células neoplásicas.

Quando torramos demasiado o pão e ele adquire uma tonalidade excessivamente escurecida, forma-se a acrilamida, um composto derivado da exposição excessiva a temperaturas elevadas de alguns hidratos de carbono presentes no pão.
Bastonária* da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento.* Bastonário é a designação dada, em Portugal, ao presidente do órgão executivo colegial de uma ordem profissional, que exerce poderes de direção, de gestão e de representação externa dos interesses da mesma [Wikipedia].

A bastonária esclarece ainda que os fritos “são cozinhados a temperaturas superiores a 100 ou 120ºC e por isso é importante que se controle o tempo que permanecem em fritura, precisamente porque a acrilamida se forma a partir do momento em que começam a ficar excessivamente tostados”.

Em alimentos com asparagina e açúcares redutores tais como as batatas fritas, os bolos, o pão e algumas comidas indicadas para bebês, as crianças são as mais expostas à sua ingestão. Todavia, nos alimentos para os bebês, o estudo esclarece que apenas devem ser evitados aqueles que contêm cereais processados.

O estudo é conclusivo no que toca a animais, nos quais se verificou mutações de DNA que os torna susceptíveis ao aparecimento de tumores. No entanto, no que toca aos humanos, não existem evidências conclusivas, mas fortes indícios que já estão sendo apoiados por vários outros estudos que tornam esta possibilidade próxima de se tornar uma evidência.

A Bastonária da Ordem dos Nutricionistas explica que:

Não é uma situação alarmante nem tampouco é necessário que se corte nesses alimentos. É apenas necessário evitar a ingestão de alimentos demasiado tostados ou queimados e, aqui temos mais uma razão para evitar os fritos, como em particular as batatas fritas.


[Via BBA]

Nenhum comentário:

Postar um comentário