sábado, 7 de fevereiro de 2015

Fruta ou Suco: qual a melhor opção?

06.02.2015
Esta dúvida é muito comum e sem dúvida, as duas opções podem ser saudáveis. Mas como todos os outros alimentos, elas também possuem particularidades e para que possamos fazer a escolha certa é importante conhecermos as diferenças que existem entre as frutas e os diferentes tipos de sucos. Acompanhe a seguir:

1) FRUTA: já vem prontinha, com todos os nutrientes preservados e em equilíbrio. Composta por: água, frutose que é o açúcar natural das frutas, minerais, vitaminas e outras substâncias funcionais que regulam o funcionamento do nosso organismo, fibras que fazem com que a frutose seja absorvida de forma mais lenta e gradativa não provocando picos de glicemia. As fibras ainda causam mais saciedade fazendo com que a fome demore mais para vir, melhoram o funcionamento intestinal e controlam os níveis sanguíneos de gorduras. O ato da mastigação também favorece a saciedade. Apesar de todas estas vantagens, não quer dizer que devemos comer 5 laranjas, afinal, a quantidade do que ingerimos também influencia na qualidade da nossa alimentação.

2) SUCO NATURAL: assim como as frutas, também são fontes de água, vitaminas, minerais e substâncias funcionais, porém a quantidade de fibras é reduzida ou eliminada dependendo da maneira de preparo. Ainda, quando não ingeridos logo após o preparo, tem suas propriedades nutricionais reduzidas ou eliminadas pela oxidação.

Quando fazemos um suco no liquidificador e sem coar, eliminamos parte das fibras, mas acabamos diluindo um pouco os nutrientes, pela necessidade de adicionarmos água para o seu preparo.

Na centrífuga retiramos todas as fibras presentes, porém, temos um concentrado de todos os nutrientes. As fibras, apesar de importantes, também podem impedir a absorção de alguns minerais importantes como ferro, zinco, cobre e magnésio, quando ingeridas em excesso.

Então, de acordo com o tipo de preparo e os ingredientes usados, podemos ter variações em sua qualidade nutricional. Vejam alguns exemplos:

▪ Suco de laranja puro coado (01 copo = 3 a 4 laranjas): a quantidade de laranjas aumentam muito a concentração de frutose (açúcar). Com uma alta concentração de açúcar natural e sem as fibras, este açúcar é absorvido muito rápido, elevando a glicose sanguínea rapidamente também. Esta sobrecarga acaba causando desequilíbrios à longo prazo, que podem gerar desde quilinhos extras até aumento dos níveis de glicemia.

▪ Suco de 01 laranja + ½ maçã + 01 colher de linhaça hidratada + água (liquidificado e não coado): esta combinação já é melhor do que o suco de laranja simples, pois reduzimos a quantidade de laranja, adicionamos a maçã e a linhaça que possuem fibras que diminuem a velocidade de absorção da frutose.

▪ Água de coco + maçã + cenoura + couve + gengibre + inhame + hortelã (centrifugado): apesar das fibras serem eliminadas, a combinação dos ingredientes torna o suco mais completo e nutritivo.

3) SUCO DE POLPA CONGELADA: a polpa industrializada é a fruta liquidificada com bastante água, peneirada e congelada. Sendo assim, não contem fibras e poucas substâncias nutritivas. Algumas marcas contêm conservantes, sendo importante observar sempre os ingredientes. Porém, quando feitas em casa, as polpas podem ser uma alternativa muito boa, pela praticidade que oferecem. Prepare-as com um mínimo de água e não coe.

4) SUCO DE GARRAFA INTEGRAL: composto apenas pela fruta processada e sem adição de açúcar. A concentração de frutose é bem alta, portanto deve ser diluído e ingerido alternadamente com outros sucos. Sucos de uva, por exemplo, encontram-se nesta apresentação. Ler os ingredientes é fundamental, pois alguns contêm aditivos e açúcar.

5) SUCO DE LATA OU DE CAIXINHA: fruta de menos, aditivos de mais, é o que encontramos nesta categoria: água, polpa de fruta, açúcar ou adoçante, aditivos químicos (para conservar, dar sabor, dar cor). Fora isto, temos o alumínio da lata que é neurotóxico ou então o BPA (bisfenol A) que reveste internamente as caixinhas e também está nas garrafas de plástico e que é um disrruptor endócrino. Os disrruptores se alojam em receptores hormonais causando um estrago enorme no nosso metabolismo. Portanto aqui não há nada de natural e nem de nutritivo.

Por: Vanessa Schwab, nutricionista e personal diet / CRN-DF 1916
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário