sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Geradores de referências acadêmicas

Link do artigo:

06.10.2014

Aplicativos para a geração automática de referências padrão ABNT (e outras) para TCCs, monografias, teses, artigos etc.
Trabalhos acadêmico normalmente possuem diversas citações de autores e textos que embasam a obra. Essas citações permitem que sejam investigadas as fontes usadas para que haja a possibilidades de revisões e seja ratificada a validade acadêmica do escrito por acadêmicos ou mesmo haja a retificação do documento. Processo de melhoria contínua fundamental para a evolução da ciência moderna.

Com a metodologia científica em tela, foram forjadas formas padronizadas de se citar as fontes de conhecimento nos mais variadas formatos. Assim, além de livros, periódicos, artigos e documentos impressos, hoje temos múltiplas mídias e formas das quais podemos citar palestras, discursos, reuniões, partituras, discos ópticos, e-mails, páginas na web, programas de televisão, patentes, etc.

Há vários padrões de citações usadas no mundo. No Brasil, o padrão aceito é o publicado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, embora haja outras formas que vale a pena citarmos, já que é comum o intercâmbio de estudantes em instituições internacionais.

Devido à grande quantidade de detalhes, embora não haja nada de difícil compreensão, torna-se útil o uso de ferramentas automáticas para auxiliar na confecção das referências. Assim, reunimos aqui algumas dessas ferramentas que são ótimas assistentes no momento de se criar uma monografia ou outro documento acadêmico. Vamos a elas:

Padrão ABNT:

- Online

Facilis - Disponibilizado online pela Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), o Facilis gera referência para 25 tipos de documentos desde 2008.
Não conseguimos testar o Facilis. O servidor sempre estava fora do ar (Erro 500).

More (Mecanismo Online para Referências) - Em contínuo aprimoramento, o More é o melhor recurso interativo online que testamos para a geração de sua bibliografia ou aracnografia. 

Para os usuários cadastrados, permite guardar a lista de referências gratuitamente.
More: Ferramenta online muito boa e em constante evolução.

Preocupação com a acessibilidade é um dos pontos de destaque.
- App

Referência Bibliográfica ABNT (Android) - Este aplicativo pago (R$2,49) facilita a criação de Referências Bibliográficas no padrão ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
- Software desktop

Monografando (Windows 8/7/Vista/XP) - Esse programa gratuito divide a monografia e coloca todas as páginas nas normas da ABNT. Além de possuir uma sessão específica para referências bibliográficas.

Padrões internacionais:

Citation Machine - Gerador web automático de citação e referência em vários estilos: MLA (7a edição), APA (6a edição), Turabian e Chicago.

Citation Wizard - Gerador web automático de citação e referência no estilo MLA para 18 tipos de fontes.
CiteULike - Site colaborativo, que permite armazenar, organizar e partilhar informação. O seu objetivo é promover e incentivar a partilha de informação científica entre investigadores. Permite importar e exportar bibliografia de outros software.

Easy Bib - Gera citações online no estilo MLA, APA, Chicago, entre outros.

EndNoteWeb - Acesso autorizado via Web of Knowledge. Funciona em ambiente Windows e Mac. Integrável com o processador de texto Microsoft Word e o Open Office. Só guarda a referência do documento. Permite importar e exportar bibliografia de apenas alguns software.

JabRef - Gerenciador de referência bibliográfica open source. Usa o BibTeX, o formato de bibliografia padrão do LaTeX. Roda em Java VM (1.6 ou superior) devendo funcionar bem em Windows, Linux e Mac.
Preview de uma entrada no JabRef

Mendeley - Site que se define como uma rede social acadêmica (acesso mediante registro), permitindo a partilha de informação online. Funciona em ambiente Windows, Mac e Linux. Integrável com o processador de texto Microsoft Word e o Open Office. Permite importar e exportar bibliografia de outros software.
RefBase - Software open source baseado em web com interface multiusuário para gerenciamento de literatura científica e citações. Importa e exporta em vários formatos, incluindo: BibTeX, Endnote, RIS, PubMed, ISI Web of Science, CSA Illumina, RefWorks, MODS XML, OpenOffice e MS Word.

Referencer - É uma aplicação de Gnome para organizar documentos ou referências. Gera um arquivo de bibliografia BibTeX. Permite importar e exportar bibliografia de outros software. Pode ser estendido com a linguagem de script Python. É traduzido em várias línguas.

RefWorks - Ferramenta online de colaboração, escrita e gerenciamento de pesquisa. Projetada para ajudar pesquisadores a coletar, gerenciar, armazenar e compartilhar todo tipo de informação, bem como gerar citações e bibliografia.
Zotero - Software livre (em open source) disponibilizado pelo browser Firefox, que permite recolher, gerir e citar fontes bibliográficas. Funciona em ambiente Windows, Mac e Linux. Integrável com o processador de texto Microsoft Word e o Open Office. Permite o armazenamento das páginas HTML, PDF´s, de imagens, de documentos em Word ou Excel, inclusive. Permite importar e exportar bibliografia de outros software.
Esse é um post vivo que poderá sofrer atualizações conforme forem dadas contribuições.


[Via BBA]

Nenhum comentário:

Postar um comentário