sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia

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19.02.2015

Como fazer a apresentação de Power Point perfeita? E aquele vídeo tutorial eficiente? A teoria cognitiva de aprendizagem multimídia apresenta princípios para orientar os designers de multimídia e e-learning na apresentação de texto, gráficos, vídeos e informações em áudio para o aprendizado ideal.
Já publicamos aqui um artigo indicando o porquê dos alunos esquecerem o que viram nos slides do Power Point. Agora vamos ver um resumo da teoria por trás da técnica. Como diretrizes para boas práticas de materiais instrucionais baseados em multimeios.

Para o professor de psicologia da Universidade da Califórnia, Richard Mayer, sua pesquisa envolve a intersecção entre cognição, instrução e tecnologia, com especial enfoque na aprendizagem multimídia. Segundo Mayer, as pessoas aprofundam mais os seus conhecimentos a partir de imagens e palavras do que apenas com palavras isoladas. Conforme seus estudos, a informação processa-se através de dois canais, o verbal e o visual. Se em um processo de aprendizagem o professor conduzir a sua explicação através de palavras e imagens, os alunos conseguirão aprender com maior êxito. Em contrapartida, se o sistema de verbalização entre professor aluno, usar apenas palavras, os alunos terão maior dificuldade em recordar o que foi dito pelo professor pouco tempo após a transmissão da informação.

A aprendizagem multimídia, Mayer (2001) assenta-se em três pressupostos:

• O pressuposto do canal duplo, no qual o ser humano possui canais de processamento de informação separados (visual e verbal).

• O pressuposto da capacidade limitada (há uma limitação no processamento de informação em cada canal).

• O pressuposto de aprendizagem ativa no qual a aprendizagem requer um processamento cognitivo essencial em ambos os canais (Mayer 2001).

No esquema abaixo, Richard Mayer revela como imagens e palavras são assimiladas através de uma apresentação multimídia entrando na memória sensorial através da audição e visão.
Os princípios a seguir, são apoiados por estudos comparando diferentes condições de aprendizagem multimídia para determinar o que resulta em melhor aprendizagem do aluno (Clark & Mayer, 2011). São eles:

Princípio Multimídia

Os alunos aprendem melhor quando se combinam palavras e imagens do que se valendo apenas de palavras;
Princípio da Contiguidade

Quando as palavras e imagens correspondentes estão próximas em vez de distanciadas, por exemplo na mesma tela;
Princípio da Modalidade

Os alunos irão aprender melhor quando uma nova informação é explicada pela narração em áudio do que texto na tela, especialmente quando o gráfico é complexo, as palavras são familiares e a lição é acelerada.
Princípio da Redundância

Esse princípio afirma que os alunos podem aprender melhor só com animação e narração. As informações textuais que são apresentadas simultaneamente com a informação verbal, torna-se um material redundante. Eliminar o material redundante, evitando narração e texto "idêntico" será uma boa maneira de fazer com que os alunos aprendam bem. A razão básica é que as pessoas não podem se concentrar quando estão ouvindo e vendo a mesma mensagem verbal durante uma apresentação (Hoffman, 2006).
Princípio da Coerência

Os alunos aprendem melhor quando o material estranho é excluído, em vez de incluídos. Como exemplo podemos citar o uso de uma trilha sonora em uma apresentação que não tem relação com o objeto sendo estudado.
Princípio da Personalização

O princípio de personalização é baseado em envolver o aluno, oferecendo conteúdo em tom de conversa para aumentar a aprendizagem.
Princípio da Segmentação

Segmentação é um princípio muito simples, você deve quebrar grandes segmentos em segmentos menores.

Princípio da pré-formaçãoGaranta que os aprendizes saibam o nome e as características dos conceitos-chave antes de iniciar o aprendizado.

Os gráficos de barra acima são baseados em materiais desenvolvidos por Richard E. Mayer e têm o propósito de conferir um sentido de eficácia esperada (quando disponíveis) no uso de cada princípio listado. Cada par representa um experimento empírico do tipo que pode ser visto no artigo "A Personalization Effect in Multimedia Learning: Students Learn Better - When Words Are in Conversational Style Rather Than Formal Style" que trata do Princípio da Personalização.

Exploraremos esses princípios em detalhes em futuras postagens.

[Visto no Brasil Acadêmico]

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