segunda-feira, 2 de março de 2015

Potencialidades gastronômicas dos frutos do umarizeiro



O fruto do umarizeiro em sua forma in natura possui pouco valor, mas ganha importância comercial quando utilizado para preparação de brigadeiros, bolos, manteigas, biscoitos, doces, mousses, patês, pudins, sorvetes caseiros e tortas.

Por: Afonso Rabelo, Engenheiro Florestal, CBIO-INPA – rabeloafonso@gmail.com

NOMENCLATURA DA ESPÉCIE

Gênero: Poraqueiba Aubl. 
Histoire des Plantes de la Guiane Françoise 1: 123, pl. 47. 1775.

Nome científico: Poraqueiba sericea Tul. 
Annales des Sciences Naturelles; Botanique, sér. 3 11: 172. 1849.

Sinonímias: Poraqueiba acuminata Miers

CARACTERÍSTICAS BOTÂNICAS DO UMARI

Poraqueiba sericea Tul.

ÁRVORE – O umarizeiro é uma fruteira caducifólia, oleaginosa, aromática, de porte médio, podendo atingir até 15 metros de altura. O caule é cilíndrico, curto e retilíneo. O ritidoma (casca) possui superfície rugosa e coloração castanho-escura com manchas esbranquiçadas. A copa da árvore é ampla na base e estreita no ápice, porém fechada, muito ramificada e com folhagens abundantes, estampando uma conformação bastante ornamental. Existem duas variedades de umari, sendo uma com fruto de epicarpo (casca) roxo-escura e outra com coloração amarelo-alaranjada, no entanto, trata-se da mesma espécie. É uma fruteira nativa da Amazônia Ocidental, com predominância nas matas de terra firme do alto rio Negro, Solimões e rio Madeira. O umarizeiro é considerado uma fruteira rústica, precoce, muito produtiva e com potencial nutritivo, econômico e de alto valor agregado, despontando assim como uma boa opção de renda extra, sobretudo para agricultores familiares. Atualmente, é cultivado para produção de frutos em pequenas propriedades rurais, sítios e quintais (Figura 1).
Figura 1. Hábito de crescimento do umarizeiro. 

FOLHAS – São simples, pecioladas, inteiras e com superfíces glabras na face superior, entretanto possui consistência membranácea, porém firme e com disposições alternas nos ramos. O pecíolo é longo, cilíndrico e côncavo na superfície superior. As folhas do umarizeiro possuem coloração verde-escura na superfície superior e verde-oliva na face inferior. A lâmina foliar possui forma elíptica-ovada, ápice acuminado e base arredondada, porém com nervura central e secundárias proeminentes na face inferior (Figura 2).
Figura 2. (A) folhas com disposições alternas no ramo, (B) detalhe da superfície superior da folha, (C)superfície inferior da folha com nervura central e paralelas proeminentes.

INFLORESCÊNCIAS – São formadas nas axilas das folhas dos ramos finos, no entanto possuem formas paniculadas com coloração amarelo-clara na antese. As flores são bissexuais (hermafroditas), pequenas e quase imperceptíveis, conferindo-lhes, antese matutina, cálice com cinco sépalas soldadas na base de coloração branco-esverdeada, corola com cinco pétalas livres com coloração amarelo-clara na antese e cinco estames (Figura 6).
Figura 3. (A) inflorescências, botões florais e flores na antese e (B) detalhe da flor na antese.

FRUTOS – São drupas aromáticas com forma ovoide ou oblonga, medindo 5,01 a 8,44cm de comprimento por 4,08 a 6,5cm de diâmetro e pesando em média 92,7 gramas, com menor e maior fruto pesando 47 e 138 gramas respectivamente. Quando colhidos embaixo da árvore logo após a queda espontânea, os frutos do umarizeiro encontram-se semi maduros, por esse motivo são resistentes ao manuseio e transporte, no entanto são muitos frágeis e perecíveis após o amadurecimento completo. Quanto à comercialização, pode ser encontrado em feiras que comercializam produtos regionais e em margens de estradas nas zonas rurais, notadamente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. O epicarpo (casca) possui superfície lisa, textura muito fina e consistência fraca, no entanto, de acordo com as variedades possui coloração roxo-escuro-brilhante e amarelo-esverdeada a amarelo-laranja quando maduros. O mesocarpo (polpa) com rendimento de 27,72% em relação ao total do fruto possui coloração amarela a laranja-escura, consistência pastosa e textura oleosa, no entanto apresenta sabor marcante e agradável (Figura 4). Contudo, é considerado um alimento nutritivo e energético por encerrar importantes quantidades de carboidratos, lipídeos, proteínas, carotenos, fibras alimentares e potássio. O consumo é basicamente na forma in natura, entretanto o mesocarpo (polpa) pode ser retirado e utilizado nas preparações de biscoitos, bolos, brigadeiros, doces, manteigas, mousses, patês, pudins, sorvetes caseiros e tortas (Figura 5), ou pode ser armazenado em freezers para posterior utilização. O óleo extraído do mesocarpo (polpa) possui potencial produção de cosméticos. 
Figura 4. (A) detalhes dos frutos e (B) frutos inteiros e descerrados nas formas longitudinais e transversais.
Figura 5. Iguarias produzidas com o mesocarpo (polpa) do umari.

SEMENTES – Possuem formas ovoides, medindo 4,58 a 5,94cm de comprimento por 3,25 a 4,55cm de largura por 3,01 a 4,07cm de altura e pesando em média 34,25 gramas. Entretanto, as sementes são constituídas por endocarpo com superfície lisa, às vezes irregular, coloração marrom-clara, textura sólida, porém fina e consistência lenhosa, por tegumento com coloração castanho-claro, textura fina e consistência fraca e por endosperma abundante de coloração branca e textura sólida, sendo rico em amido, por essa razão, pode ser utilizado na preparação de alimentos ou consumido depois de assado (Figura 6).

Figura 6. Semente inteira e descerrada do umari.

Postado por Afonso Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário