quarta-feira, 25 de março de 2015

Uma das pindaíbas

Texto:
Carolina Nujo
Engenheira de Alimentos

São algumas espécies que recebem o nome de pindaíba. De acordo com Domenico (2008), a palavra vem do tupi-guarani, sendo que "pindá" significa anzol e "(j)ibá" quer dizer braço, ou seja, vara de pesca. Segundo o autor, pindaíba para muitos significa estar sem dinheiro, pois pescar com vara resulta em pegar pouco peixe. 


Uma das pindaíbas é a Duguetia lanceolata St. Hil.. Esta espécie pertence à família das Annonaceae. É parente dos araticuns, da pinha, do biribá, da graviola e da pimenta-de-macaco. É uma árvore frutífera brasileira, nativa da Mata Atlântica nas florestas ombrófila densa e estacional semidecidual (que perde suas folhas em uma determinada época do ano). 

Ocorre nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no cerrado e nas matas ciliares e paludosas. No entanto está cada vez menos freqüente nessas matas. 

O fruto dessa árvore tem aparência rústica, muito bonita e especial: à medida que vai amadurecendo, sua coloração verde adquire matizes de vermelho, até ficar completamente tomada por uma cor de sangue, violácea.

É usada na medicina popular como antiinflamatório, cicatrizante e antimicrobiano, no tratamento de diarréia, reumatismo, dores de estômago, das costas e dos rins e como sedativo. Investigações químicas de espécies desse gênero têm identificado substâncias alcaloídicas, sesquiterpenoídicas e flavonoídicas. Alguns alcaloides isolados exibiram atividades antimalárica, leishmanicida, tripanossomicida, antimicrobiana e citotóxica.

O óleo essencial obtido de suas cascas contém β-elemeno, óxido de cariofileno, β-selineno e β-eudesmol.
http://www.ufrgs.br/fitoecologia/florars/open_sp.php?img=2256

REFERÊNCIAS

DOMENICO, H. D. Léxico Tupi-português: com aditamento de vocábulos de outras procedência indígenas. Taubaté: UNITAU, 2008.



Nenhum comentário:

Postar um comentário