segunda-feira, 13 de abril de 2015

Cuidar da Amazônia e de quem cuida dela

As mudanças climáticas não são mais projeções para o futuro. Tornaram-se uma realidade nacional e mundial. Seus efeitos são visíveis em várias partes do mundo, especialmente em eventos extremos como enchentes, furacões e secas, e colocam em risco não só um dos mais importantes biomas do mundo, a floresta Amazônica, como também milhares de pessoas.

A Amazônia desempenha um papel importante no ciclo de carbono planetário, e pode ser considerada uma região de grande risco do ponto de vista das influências das mudanças climáticas. Em um cenário sem mitigação, nas próximas décadas (2050) a maior parte da Amazônia deve se tornar mais seca. Em algumas regiões projeta-se uma tendência de redução em até 13% da precipitação anual. Suas consequências podem gerar graves impactos para a economia e o desenvolvimento de qualquer país além de afetar drasticamente a vida das populações mais desassistidas. Os problemas na região se agravam cada vez mais, desde o aumento dos incêndios florestais à redução de caça e pesca, fatos estes já sentidos em muitos territórios pelos povos indígenas.

A contribuição e vulnerabilidade dos povos indígenas
Só na região amazônica, há uma população indígena de 450 mil pessoas (distribuídas entre 173 diferentes etnias) ocupando uma área de 110 milhões de ha (> 400 territórios). É, portanto, fonte de uma vasta gama de serviços ambientais, além de representar um imenso “armazém” de carbono florestal (55 bilhões de toneladas) que, se perturbado, poderá agravar sensivelmente as mudanças globais do clima. Para o período de 1999-2008, por exemplo, as taxas de derrubada de florestas no interior dessas Terras Indígenas (TIs) foram inferiores a 2%, um valor bastante reduzido se comparado àquele encontrado nas regiões ao redor destas TIs (de 25 a 30%), e menor do que o encontrado para Unidades de Conservação de Proteção Integral. Em outros biomas o cenário é semelhante. Na Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, o desmatamento registrado nas Terras Indígenas corresponde a menos de 1% do total desmatado no bioma (2002-2008). Já no bioma Cerrado, que já perdeu 47% de sua cobertura original, o deflorestamento registrado nas TIs correspondente a menos de 4% da superfície do bioma destinada aos povos indígenas – até 2010.

Apesar dos povos indígenas serem aqueles que mais contribuem para o equilíbrio do regime climático (chuvas) da região amazônica e além dela, são também aqueles que estão mais vulneráveis às mudanças climáticas. Em algumas regiões, já se observam mudanças de temperatura e nos períodos de chuva, o que progressivamente mudará a disponibilidade de alimentos (caça, pesca e cultivo), colocando em risco a segurança alimentar e saúde de muitos povos indígenas.

Importância comprovada cientificamente

Em 2014 foi apontado no quinto relatório (AR5) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC), corpo científico internacional que avalia o risco das mudanças climáticas causado pelas atividades humanas, a importância dos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas e comunidades locais para a construção de ações de adaptação às alterações do clima. Especificamente para a América Central e América do Sul, os pesquisadores do IPCC reconhecem que o fortalecimento dos povos indígenas, ressaltando seus sistemas e práticas tradicionais, são elementos chave na perspectiva da adaptação futura. Esse reconhecimento se dá, principalmente, devido a visão holística desses povos sobre o meio em que vivem, o que representa um recurso importante para adaptação às alterações climáticas.

Ecoar a palavra

Aparentemente os estudos científicos não são suficientes para comprovar a importância das TIs contra as mudanças climáticas. Torna-se necessária a participação das lideranças indígenas em cenários internacionais para expor tanto a relevância da sobrevivência indígena no planeta como o quanto seus modos de vida e territórios são importantes para um clima mais equilibrado.

Em 2014 a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) esteve presente com doze representantes indígenas de diferentes partes do Brasil – maior delegação indígena, na Conferência das Partes da UNFCCC (COP20), em Lima. A presença de representantes dos povos indígenas, com suas indumentárias, se destacava em meio a ternos e gravatas. Mas não só a presença física chamava atenção. As pautas apresentadas rondavam sobre a questão dos seus direitos, principalmente os direitos territoriais, que são apontados como a base para a manutenção da vida desses povos e para evitar o agravamento das mudanças climáticas. Neste momento em que, no Brasil, os povos indígenas correm risco de perder os direitos duramente conquistados, a força da mobilização indígena é crucial.

Sonia Guajajara, coordenadora executiva da APIB, enfatiza neste vídeo que debater sobre o clima é discutir sobre a vida. Para ela, no modo de vida indígena encontram-se muitas soluções para o aquecimento global, razão pela qual o respeito aos direitos dos povos indígenas são tão importantes para a sociedade como um todo.

Assista o vídeo e dê ouvidos para quem cuida e precisa das florestas para sobreviver e para garantir a nossa própria sobrevivência.

Nota do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), publicada no PortalEcoDebate, 13/04/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário