quinta-feira, 16 de abril de 2015

Já pensou em ter uma horta em casa?

15 Abril 2015
Crédito: Nikiti

Ter uma horta em casa mesmo que composta de apenas alguns vasinhos pode ser bastante benéfico para a saúde da família. Quando cultivados em casa, as hortaliças não possuem agrotóxicos e além disso o contato com o verde, cuidar e nutrir uma plantinha também faz muito bem.

“Todos podem ter uma pequena horta”, é o que explica o engenheiro agrônomo e paisagista Marco Antônio Chaves. “O que vai definir que tipo de plantas serão cultivadas são as condições naturais ou artificiais do local. Em casas, com um pequeno quintal ou jardim, pode-se escolher um local que pegue o sol direto por no mínimo quatro horas diárias. Deve-se evitar a incidência direta da luz no período das 10:00 até às 15:00, para isso fazer a horta perto de muros facilita. Já em apartamentos, deve-se procurar plantar perto de janelas. A maioria das espécies hortículas necessita de grande quantidade de luz para um bom desenvolvimento. Caso não haja luz suficiente, deve-se utilizar iluminação artificial com lâmpadas fluorescentes e de mercúrio de alta pressão”.

Para os iniciantes a dica de Marco é começar com temperos. “Recomendo espécies como manjericão, tomilho, orégano, salsa, que por serem perenes demandam menos trabalho. Após adquirir intimidade com o manejo, poderá ser plantado folhosas como o alface e agrião e posteriormente o plantio de legumes e frutos”. Os temperos podem ser muito úteis na preparação de alimentos, já que saborizam e evitam a adição de sal, confira a matéria do blog da saúde sobre o assunto.

O que deve estar sempre em mente de quem quer começar uma horta em casa é que as plantas precisam de comida, água e luz. Um bom substrato para o plantio é o primeiro passo. Água na quantidade certa permitirá o desenvolvimento saudável e sem risco de apodrecimento do sistema radicular. A luz é o fator mais difícil de controlar, principalmente em apartamentos, mas pode ser contornada com alternativas artificiais.

Lembrar de regar as plantinhas pode ser um problema para muitos. O paisagista recomenda usar sistemas de irrigação caseiros por gotejamento e microaspersão (spray). O importante é não deixar faltar e não colocar em excesso, pois pode causar o apodrecimento das raízes e prejudicar o desenvolvimento. Ao comprar as mudas sempre se informe o quanto de água a espécie necessita. Deve-se ter em mente que se não for usada água de boa qualidade, as hortaliças, que possuem até 85% de água em sua constituição, não terão boa qualidade de plantas.

Fique de olho

Sua planta está recebendo pouca luz se...

- Crescer com espaçamento maior entre folhas 
- As folhas inferiores tornam-se amarelas e caem (falta de água ou fertilizante podem ser outras causas para este efeito, mas não sendo, o diagnóstico é pouca luz)
- Nenhum crescimento ou um crescimento lento
- Novos brotos se inclinam em direção à luz

Sua planta está recebendo luz demais se...

- Aparecem manchas marrons queimadas nas folhas
- Folhas desbotadas
- Plantas murchas ao meio-dia
- Folhas ficam secas e caem


Nenhum comentário:

Postar um comentário