terça-feira, 14 de abril de 2015

Veranópolis, Rio Grande do Sul - Emater/RS-Ascar apresenta trabalho com plantas medicinais na Femaçã

13/04/2015
Público pode aprender sobre as plantas medicinais - Foto: Rejane Paludo/Emater

Veranópolis, município onde foi plantada a primeira macieira no país, foi palco, nesse final de semana, da 9ª edição da Festa Nacional da Maçã (Femaçã 2015). O evento conta com uma programação diversificada e mais de cem expositores. Dentro da festa também acontece a 6ª Exposantaclara, onde a Emater/RS-Ascar está apresentando o projeto Plantando Saúde e promovendo oficinas. O evento continua de 17 a 21 de abril, no Centro De Exposições e Esportes José Bin. 

Diariamente, às 14h e 16h, a Emater/RS-Ascar promove oficinas de plantas medicinais gratuitas, com 15 vagas cada, a fim de propagar as suas formas de uso na promoção da saúde. Os participantes aprendem a preparar um spray para garganta e tintura de sálvia (para distúrbios da menopausa) e levam o produto para usá-lo.

No local, estão expostos diversos tipos de tinturas, plantas e sabonetes medicinais, pomada de calêndula e óleo de angico, além de mudas de temperos e plantas medicinais para comercialização. Os produtos foram elaborados no projeto Plantando Saúde, desenvolvido há anos no município, no horto comunitário na Fepagro. Uma vez por mês, Emater/RS-Ascar e 35 líderes rurais, de 19 comunidades, reúnem-se para trocar experiências e buscar conhecimentos sobre as plantas medicinais e seus usos, sempre mesclando conhecimento popular e científico. “As líderes rurais são referência nesta área nas comunidades rurais”, salienta a extensionista da Emater/RS-Ascar de Veranópolis, Roseli Bonesso. Elas relatam que depois que adquiriram mais conhecimento sobre as plantas medicinais, passaram a utilizar mais as ervas, que têm ação terapêutica. “Ajudam bastante, um chá faz diferença”, afirma a líder Gelsa Brandalise.

O horto comunitário tem mais de 120 espécies cultivadas de forma orgânica e um relógio do corpo humano, baseado na medicina chinesa. A fim de mostrar para o público visitante, de forma didática, como as plantas atuam sobre cada órgão e sistema do corpo humano e como utilizá-las, um relógio foi montado pela Emater/RS-Ascar, no pavilhão da Exposantaclara, na Femaçã.

Mais informações sobre a festa podem ser obtidas no site www.femaca.com.br

Maçã

A macieira foi introduzida no município no ano de 1935, pelo agricultor José Bin, que plantou sementes de uma fruta vinda da Califórnia. Hoje, a fruta é cultivada por 17 agricultores familiares, em uma área de 89 hectares, com uma produção de 3 mil toneladas.


Texto: Rejane Paludo/Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário