quarta-feira, 27 de maio de 2015

“Agricultura é a minha vida”

Fonte: Portal Brasil 
Quarta-feira, 27 de Maio de 2015 


Ex-diarista, Lindaci Maria dos Santos aderiu ao Pronaf e hoje produz dezenas de variedades de alimentos orgânicos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)

Mesmo com os efeitos do período de estiagem na região central do Brasil, as hortas da agricultora familiar Lindaci Maria dos Santos Cortes, 51 anos, ostentam cores fortes. Os produtos orgânicos nascem firmes em sua propriedade, no Núcleo Rural do Lago Oeste, no Distrito Federal.

“As culturas que eu planto aqui para vender são tomate, banana, mandioca, chuchu, pepino, abóbora, batata-doce, morango, repolho, brócolis, cebolinha, cheiro verde, agrião, quiabo e mais algumas outras coisas que eu não estou lembrando no momento”, brinca Lindaci, em depoimento ao Portal Brasil.

O sorriso no rosto e a clientela fiel de Lindaci, hoje marcas registradas da microempreendedora individual (MEI), foram conquistados com trabalho duro. Em 2009, Lindaci aderiu ao Programa Nacional Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “Antes eu trabalhava como diarista, ganhava uma mixaria”, contou. “Aí, surgiu essa terra aqui. Hoje eu me considero uma vitoriosa”, concluiu.

Após a adesão ao Pronaf, Lindaci também passou a receber visitas de técnicos do Sebrae para a elaboração de um plano de negócio. Ela disse sentir-se realizada por ter se tornado agricultora. “Isso aqui é a minha vida. Eu gosto de trabalhar nesse ramo”, orgulha-se. “Agradeço muito a Deus e ao Governo Federal por ter nos apoiado para a gente ficar aqui nessa terra”.

Produtos Orgânicos

Lindaci integra, desde 2011, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), cujo objetivo é garantir o acesso a alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em insegurança alimentar.

“Essa plantação de tomate que eu tenho aqui é para entregar no PAA e no banco de alimentos”, explicou. “Nós somos 28 produtores orgânicos nesta área. Isso veio com incentivo do Sebrae”, acrescentou.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário