quinta-feira, 21 de maio de 2015

Amapá - Centro de Plantas Medicinais e Produtos Naturais - CPMPN

O Instituto de Pesquisa Cientificas e Tecnológicas do Estado do Amapá – IEPA, através do Centro de Plantas Medicinais e Produtos Naturais – CPMPN, dentre suas atividades, realiza pesquisas e projetos na área de plantas medicinais e fitoterapia, buscando valorizar e difundir o uso destes recursos naturais, ratificando, desta forma, a viabilidade na inserção na rede de saúde publica local.

O conhecimento tradicional das comunidades locais do Estado foi a grande fonte de incentivo para que pudéssemos transformar através de tecnologias próprias, os recursos naturais do Estado, em especial as plantas medicinais e óleos vegetais, em fitoterapicos e fitocosmeticos de acordo com as técnicas de boas práticas de fabricação, agregando valor aos mesmos, devolvendo, assim, as comunidades produtos de qualidade, baixo custo e eficazes.

São 45 produtos elaborados com matérias-primas nativas da região obtidas através do extrativismo, cultivadas em área própria do IEPA e/ou fornecidas por pessoas das comunidades tradicionais. A coleta é realizada com supervisão técnica e controle de qualidade.

A diversidade de produtos desenvolvidos pelo laboratório de produção demonstra a viabilidade técnica, terapêutica, econômica e social da fitoterapia. O desempenho destes produtos reflete no aumento da demanda e no alto nível de satisfação demonstrado pela população atendida na farmácia e nos programas de avaliação terapêutica desenvolvido pelo Instituto.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário