sábado, 9 de maio de 2015

Chocolate em uma rotina SAUDÁVEL

03.05.2015

Afinal, chocolate pode ou não pode ser inserido numa rotina saudável?

Creio que essa é a pergunta mais famosa em consultas nutricionais e/ou médicas. E eu vos respondo com propriedade: chocolate não só pode, como deve ser consumido. Pois, eleva dois neurotransmissores essenciais: a serotonina e a endorfina, que são responsáveis por regular o humor, provocando sensação de prazer, bem-estar, evita flutuações hormonais durante o período pré-menstrual, melhora a qualidade do sono e até promove mais saciedade. Além disso, a composição deste alimento, principalmente em sua versão amarga (a mais indicada), oferece uma riqueza de antioxidantes como flavonóides, polifenóis, principalmente epicatequinas, catequinas e procianidinas, o que proporciona diversas vantagens à saúde, podemos citar algumas:

- Inibição da agregação plaquetária e reduzem o risco de trombose, vasoconstricção e acúmulo de LDL na parede arterial;
- Efeito cardioprotetor;
- Inibição da oxidação das células epiteliais, mediada pelo LDL (colesterol ruim);
- Capacidade de manter dilatados os vasos, permitindo a livre passagem do sangue e estabilizando a pressão arterial em níveis normais;
- Estimulação da resposta imune celular in vitro;
- Beneficiam a beleza e saúde de pele, cabelos e unhas.

Porém, para podermos usufruir desses maravilhosos benefícios temos que saber qual produto escolher. E, como a indústria alimentícia, infelizmente, altera muito a composição nutricional dos alimentos, não pode se atentar e comprar só por ser meio amargo, tem que ler os rótulos e conferir se, primeiramente, o açúcar não é o primeiro item da lista de ingredientes e não deve conter: gordura hidrogenada, leite e/ou conservantes. Se você não tem o hábito de ler os rótulos, pode está pagando caro por "1kg de açúcar" e ainda de brinde, após o consumo, virão os fatores pró inflamatórios: aparecimento ou piora no quadro de alergias, de celulites, acne, aumento da gordura corporal, dentre outros malefícios. 

Importante lembrar:

Quanto menos ingredientes tiver um produto, mais saudável ele será. E, eles sempre estão na ordem de quantidade adicionada, ou seja, o primeiro ingrediente é o que predomina no alimento;

Observe também qual oferecerá maior quantidade de cacau na composição.

O cacau em pó é a fonte mais rica de flavonóis e também a mais saudável, pois é livre de açúcar, possui pouca gordura e calorias. O consumo de 36 g/dia de cacau em pó apresenta forte capacidade antioxidante, aumentando a resistência humana à oxidação do LDL. Segue uma receita funcional, deliciosa e saudável:

Mousse de Cacau

Ingredientes:

1 abacate bem maduro
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de chá de canela em pó
1 colher de shoyu ou 01 colher de chá de sal marinho

Modo de Preparo:

Bater no liquidificador ou processador. Levar para gelar por 2 horas.

Para concluir, é válido ressaltar: NADA DE EXAGEROS. Se um pouco é bom, muito não é melhor. Procure um(a) nutricionista e ele prescreverá a quantidade ideal que atenderá as necessidades do seu organismo!

Informação adicional: A “abstinência” por este alimento pode ser considerada até certo ponto normal, isto deve-se ao fato dele conter uma substância denominada “N-aciletanolamina", a qual é química e farmacologicamente semelhante à anandamida, uma lipoproteína cerebral endógena, que se liga e ativa os receptores canabinóides cerebrais, imitando o efeito psicoativo das drogas canabinóides, provocando sensação de euforia mas no chocolate de uma forma bem mais suave.

Artigo by LAURA MENESES

Nutrição, Saúde & Bem-estar
João Pessoa
Lrsmeneses@hotmail.com
Pós-graduanda em Nutrição Clínica
Insta: @blogdanutri

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário