quinta-feira, 14 de maio de 2015

Como os governos podem incentivar preferências alimentares mais saudáveis?

postado por Rafael Rioja Arantes em Quinta-feira, 14 de Maio de 2015

O periódico britânico “The Lancet” divulgou um infográfico mostrando como os governos podem agir em diferentes etapas da cadeia produtiva, que envolve produtores, vendedores de alimentos, ambientes escolares e os indivíduos, afim de promover mudanças culturais que direcionem para uma alimentação mais saudável.

Este material faz parte da “Obesity 2015 series (série de publicações sobre obesidade 2015 - livre tradução) que em fevereiro deste ano divulgou artigos relacionando vulnerabilidades socioeconômicas, biológicas e psicológicas com a obesidade, tendo como responsável os ambientes desfavoráveis para uma alimentação saudável que impera nos dias de hoje.
Fonte infográfico: The Lancet

O infográfico mostra os componentes de um sistema alimentar como uma rede interconectada de produtores, indústrias e instituições, com os indivíduos no coração das relações. A legenda no canto inferior mostra os caminhos que podem ser modificados em direção a uma alimentação de melhor qualidade através de políticas governamentais ou por mudanças individuais e no sistema alimentar.Alguns exemplos de atitudes que governos devem tomar parte são: Restrição do marketing direcionado para crianças, taxação de produtos não-saudáveis, subsídio para alimentos saudáveis, promover educação para uma alimentação saudável, entre outras. Em relação às mudanças por parte da população e produtores sugere-se: Reformulação de produtos com menos ingredientes não-saudáveis, aumentar o espaço nas prateleiras destinado a alimentos saudáveis, fornecer alimentos saudáveis para crianças, influenciar uns aos outros como próprios modelos e agentes de mudança do sistema, entre outras.

A sugestão é que ações regulatórias sejam tomadas a nível governamental e que haja um maior envolvimento e compromisso da sociedade civil e das indústrias para melhorar a qualidade da alimentação.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário