terça-feira, 12 de maio de 2015

Criada há 4 mil anos, Acupuntura é patrimônio da humanidade

Saiba mais sobre a terapia milenar, de origem chinesa, em entrevista com especialista

Acupuntura USP Imagens / CC

Terapia de origem chinesa, criada a cerca de 4 mil anos, a acupuntura é considerada patrimônio da humanidade. Para falar sobre o tema, o Falando Francamente entrevistou Carlos André Oeiras Sena, farmacêutico com especialização em acupuntura e membro do Conselheiro Federal de Farmácia pelo Estado do Amapá.

Carlos André Oeiras explica que a acupuntura é uma ciência que trata integralmente o indivíduo, com o uso de agulhas nos pontos de energia do corpo. E ela resiste aos anos porque é de baixo custo de aplicação e de recursos de materiais, pela ausência de efeitos colaterais significativos e por causa da alta resolução dos problemas de saúde, diz o farmacêutico.


De acordo com o acupunturista, a Organização Mundial de Saúde (OMS) listou as doenças que apresentaram excelentes resultados com tratamento de acupuntura adicionadas de técnicas novas, além das antigas. Ele fala também sobre as inúmeras doenças que podem ser tratadas com a acupuntura, entre elas, as que causam dores, como artrite, doenças de pele, como a acne, e doenças respiratórias, como a asma.

Ainda não existe um profissional específico para realizar a acupuntura e por isso quem pode exercer esse procedimento é o profissional de saúde que obtenha aprovação em cursos de pós-graduação, lembra Oeiras.

O especialista alerta para algumas precauções, como o uso de agulhas esterilizadas, porque senão podem causar infecções graves. É preciso evitar a colocação de agulhas no abdome, especialmente em mulheres grávidas de 2 a 7 meses, nos vasos sanguíneos, para evitar hemorragia, e em pontos próximos de órgãos como pulmão e coração, alerta Oeiras. “Por isso mesmo é preciso saber escolher muito bem o profissional que vai realizar a acupuntura”, afirma.

Essas e outras informações você ouve na entrevista com Carlos André Oeiras Sena. Ouça no player no topo da matéria! Ou no link:

O Falando Francamente vai ao ar, na Rádio Nacional da Amazônia, de segunda a sexta-feira, das 15h às 16h, com apresentação de Artemisa Azevedo.

Produtor Artemisa Azevedo e Cleide Oliveira

Artemisa Azevedo em 07/05/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário