quinta-feira, 21 de maio de 2015

Plantas medicinais: sobre os nomes populares - I

Texto:
Marcos Roberto Furlan - Engenheiro Agrônomo
Thais Marcondes Ferraz - Bióloga

No dia-a-dia usamos o nome popular para denominar as plantas medicinais, pois ele é de fácil memorização e muitas vezes indica alguma característica da planta, como, por exemplo, época em que ocorre com mais frequência (cipó-de-são-joão e erva-de-são-joão), local de origem (boldo-do-chile e aroeira-do-sertão), sabor (erva-doce, amargosa e erva-amarga), uma outra utilidade (vassourinha), cor da flor (picão-roxo e picão-branco), devido a abrir a flor em determinados horários (reloginho) e destacando seu poder medicinal (espinheira-santa e capim-santo).

Em alguns casos, os nomes já servem de alerta como comigo-ninguém-pode, mandioca-brava, urtiga-brava e figueira-do-inferno.

Também é comum utilizar nomes populares que copiam nome de remédios (aspirina, novalgina, ampicilina, insulina e cibalena, por exemplo) por serem utilizadas como plantas para as mesmas finalidades terapêuticas do medicamento alopático. Ou plantas que recebem denominações de outras que são famosas pelo uso, ou seja, há várias espécies que recebem o nome de arnica, algumas são denominadas de boldo, de melissa, de aroeira, dentre várias outras denominações.

Com relação aos nomes que são copiados de espécies famosas, a denominação arnica vem do nome científico Arnica montana, de origem europeia e rara no Brasil (figura 1). A palavra arnica, provavelmente derivada da palavra grega arnakis que significa pele de cordeiro, e foi dada em função do aspecto de suas folhas, isto é, macia e suave.

Em quase todas as regiões brasileiras há pelo menos uma planta que recebe o nome arnica. No Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, há duas espécies que recebem este nome, a Porophyllum ruderale (figura 2) e a Solidago chilensis (figura 3). No próximo texto, serão fornecidos outros exemplos de arnicas e começaremos a tecer comentários sobre nomes indígenas e os seus significados.

Figura 1. Arnica montana
http://en.wikipedia.org/wiki/Arnica_montana#/media/File:Arnica_montana_-_K%C3%B6hler%E2%80%93s_Medizinal-Pflanzen-015.jpg

Figura 2. Porophyllum ruderale
Figura 3. Solidago chilensis 

2 comentários: