domingo, 28 de junho de 2015

Baixe grátis o Guia dos Museus Brasileiros

Postado por: Carolina Pignatari
Você gosta de museus ou precisa visitar para algum trabalho. Mas qual é o melhor museu para o que você precisa? Onde fica? É gratuito?

Pois agora ficou mais fácil saber a resposta dessas e outras perguntas sobre qualquer museu brasileiro.

Já está disponível para consulta edownload gratuito o Guia dos Museus Brasileiros. Elaborado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura), o guia traz dados como ano de criação, situação atual, endereço, horário de funcionamento, tipologia de acervo, acessibilidade, infraestrutura para recebimento de turistas estrangeiros e natureza administrativa de mais de 3 mil museus já mapeados pelo Ibram em território nacional.

Conteúdo

Fazem parte da publicação um total de 3.118 museus, incluindo 23 museus virtuais. As regiões Sudeste (1.150), Sul (874) e Nordeste (709) são, nessa ordem, as que apresentam o maior número de instituições do tipo.

As informações foram organizadas de modo a facilitar a consulta pelo usuário. Os museus estão divididos por região, estado e município. Legendas com símbolos indicam os dados citados. Ao final da publicação, um índice remissivo relaciona os nomes de todas as instituições.

Cadastro Nacional de Museus

Primeiro produto editorial do Cadastro Nacional de Museus, do Ibram, o Guia é o mais atual e o mais completo já produzido na área no Brasil. A expectativa é de que ele facilite o acesso do público aos acervos brasileiros e promova a difusão de informações sobre o setor de museus no país.

Versão impressa

A versão impressa da publicação, com cerca de 600 páginas, foi lançada em 18 de maio (Dia Internacional dos Museus) pelo Ibram e será distribuída aos museus que integram a publicação. A reprodução dos conteúdos é permitida, desde que citada a fonte.

Se você fizer parte ou conhecer algum museu que queira atualizar seus dados na publicação, encaminhe as informações para o e-mail cnm@museus.gov.br

Como baixar

Para facilitar o acesso, o Guia dos Museus Brasileiros foi dividido por região. Clique para baixar de graça:


Conheça museus. Visite museus. É história, cultura e conhecimento ao vivo, diante dos seus olhos. Você só tem a ganhar.

Boa visita!

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário