terça-feira, 9 de junho de 2015

Cerefólio (Anthriscus cerefolium): um quê de salsinha (viveirosabordefazenda.wordpress.com)

Link:


Esta erva pode confundir muito as pessoas, a carinha dela é parecida com a salsinha, porém ela não é do mesmo gênero, é apenas da mesma família (Apiaceae). Ela é originária do Cáucaso, mas alguns de seus cultivares já foram aclimatados ao nosso clima e solo.
Cerefólio (Anthriscus cerefolium) ©Sabor de Fazenda

Características botânicas

É uma planta anual, aromática, de altura entre 40-70 cm. Apresenta pequenas flores brancas e frutos também muito pequenos, aproximadamente 1 cm de comprimento, que quando maduros adquirem coloração negra.

Cultivo

Pode ser plantado praticamente o ano todo, especialmente de março a novembro, em locais frescos e sombreados. As suas folhas podem ser colhidas a partir do momento que as mudas atingiram cerca de 10 cm. Você pode ter em vasos, jardineiras ou diretamente no chão, em canteiros, sendo também uma ótima opção para hortas verticais.

Na culinária

As folhas frescas, com leve sabor de anis, servem de tempero de diversos pratos, como incrementando saladas, sopas, omeletes e molhos. Pode ser congelada e conservada facilmente. Possui propriedade diurética, analgésica, anti-inflamatória, tônica e estimulante….uma alternativa para a salsinha colocada no suco verde ;)

Secas, as folhas, podem ser utilizadas sozinhas ou em combinado com outras ervas, como na típica mistura de ervas finas, qual pode levar salsa, cerefólio, cebolinha, estragão, orégano e alecrim.
Ervas finas ©Sabor de Fazenda

E que tal preparar um sal aromatizado com ervas finas?

É muito simples, misture 250 g de sal grosso, pode ser do Himalaia, com 4 colheres de ervas finas e está pronto! Você pode utilizar ele assim no moedor de sal ou triturar no processador para deixar na granulação semelhante ao sal refinado, e assim, sem necessidade de utilizar moedor.
Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário