quarta-feira, 24 de junho de 2015

E essa planta…dá para comer?!

Por Fabiola Peron • 27 Maio, 2015 
*Por Fabiola Peron

Andando pelas calçadas do bairro onde moro comecei a notar a variedade de plantas que brotam de minúsculos vãos e me lembrei que muitas delas são comestíveis e são muito saudáveis. Incrivelmente, elas são tratadas como pragas e quem acaba perdendo com isso somos nós.

Conhecidas como PANCS, Plantas Alimentícias Não-Convencionais, a coleta e produção dessas plantas, que já foi praticada há milênios, foi descartada e esquecida, sendo substituída por plantas não nativas e que muitas vezes não tem a mesma expressão nutritiva e medicinal das PANCS.

Muitos dos vegetais e hortaliças que incorporamos aos nossos hábitos alimentares foram importadas dos mais diversos países e, por não serem nativos, precisam de muito cuidado e dedicação, além de altas doses de agroquímicos, fertilizantes e irrigação extra para terem uma boa produção. Já as plantas comestíveis não-convencionais, por serem em sua maioria nativas vigorosas, crescem livres, belas e sem grandes esforços. Elas nascem a partir de sua própria vontade, identificando o local e momento certo para brotarem. A variedade de PANCS é imensa e nesta lista estão inclusas flores lindas, comestíveis e espontâneas! Maravilha, né?

Mas e aí, o que pode comer?

Aqui vai uma pequena lista dessas plantas. Para quem quer saber mais o Ministério da Agricultura, Pecuaria e Abastecimento disponibiliza uma cartilha com todas as variedades de hortaliças não convencionais, que voce encontra clicando aqui.

Serralha
Sonchus oleraceus
A Serralha é uma erva encontrada em quase todo o mundo. É rica em vitaminas A, D e E; é amarga e seu sabor lembra o espinafre. Pode ser usada em saladas e refogados e também é utilizada com fins medicinais, estimulando o bom funcionamento do fígado e da vesicular. A serralha limpa as impurezas do sangue, psoríase e eczemas em geral. Fortalece a vista, os nervos e o estômago.

Beldroega Grande
Talinum paniculatum
É uma planta de propagação fácil e espontânea. Possui mais ferro que o espinafre e suas folhas mucilaginosas são ótimas para o estômago e intestino. Pode ser feita refoga, crua nas saladas, recheando tortas, junto aos cozidos ou em omeletes.

Texto completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário