terça-feira, 2 de junho de 2015

FAO assina parceria para impulsionar a segurança alimentar urbana global

Fonte: ONU Brasil 
Segunda-feira, 01 de Junho de 2015 


Agência da ONU e União de Mercados Atacadistas entram em acordo para reduzir o desperdício de alimentos, estimado em 1,3 bilhão de toneladas por ano.

Reconhecendo o crescente desafio de alimentar os moradores das cidades, que se tornarão maioria do mundo em 2050, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a União Mundial de Mercados Atacadistas assinaram nesta quinta-feira (28), em Budapeste, na Hungria, uma parceria que visa a alcançar a população urbana pobre e a reduzir o desperdício de alimentos, estimado em 1,3 bilhão de toneladas por ano.

“Mercados atacadistas mais eficiente, e escoamentos de mercados urbanos em geral, podem resultar em meios mais acessíveis para chegar à cidade pobre com comida saudável”, disse Eugenia Serova, chefe da Divisão de Agroindústria da FAO. “Se perto de 90% do aumento esperado na população urbana global nas próximas duas décadas ocorrerá em cidades na África e na Ásia, faz muito sentido construir conhecimentos sólidos sobre a forma de reforçar os sistemas de mercado urbanos”.

Segundo a FAO, cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo para o consumo humano – aproximadamente 1,3 bilhões de toneladas a cada ano – é perdido ou desperdiçado. As perdas são cada vez mais concentradas nas cidades – mais da metade da população do mundo vive hoje nas cidades, e em 2050 quase dois terços das pessoas viverão em centros urbanos.

A FAO estima que mais de 40% das culturas de raízes, frutas e legumes são desperdiçados, juntamente com 35% dos peixes, 30% dos cereais e 20% de carne e produtos lácteos, e o desperdício total de alimentos representa um valor de cerca de 1 trilhão de dólares anualmente.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário