quarta-feira, 3 de junho de 2015

Um portal na Mantiqueira para o povo da roça, por Nilo Sergio S. Gomes


Um novo portal entrou no ar, neste último final de semana, no mundo digital da internet. É o www.porteiradomato.com.br, que surge para dar voz e visibilidade às populações, cidades e vilas da Serra da Mantiqueira. Segundo o editorial do novo site, a “Porteira do Mato surge movida pela intenção de ser uma voz jornalística, um portal digital de cidades do alto da Mantiqueira e de suas populações, divulgando notícias, eventos, culturas, tradições e memórias dos povos dessas regiões, desde as Vilas de Mauá e Maromba, em Resende e Itatiaia, aos Vales da Santa Clara, do Alcantilado e das Flores, em Bocaina de Minas, mais Liberdade, Carvalhos, Aiuruoca, Franceses…

“Trata-se de um portal independente, dirigido por jornalistas profissionais, sem qualquer vínculo político-partidário ou econômico, sem outra pretensão que não seja exercitar e produzir um jornalismo crítico que se inscreva nas realidades mesmas que retratar e descrever, sendo ao mesmo tempo produto dessas mesmas realidades. Assim, sob este compromisso, almejamos promover redes sociais de contatos e difusão de informações com essas cidades mantiqueiras, abrindo canais, através do portal, para a expressão e manifestação de opiniões, pontos de vista e, inclusive, denúncias, desde que devidamente fundamentadas.

“Se existirem culturas e modos de viver típicos e/ou específicos aos povos e cidades da Mantiqueira, eles aparecerão a partir desta Porteira do Mato. Sendo ele próprio um agente e um instrumento produtor e reprodutor de culturas – obra e instrumento, esse portal também pretende promover e difundir as músicas caipiras da região e as festas e manifestações regionais que, desde a Folia de Reis, no início de cada ano, marcam e agendam o cotidiano das populações da Mantiqueira.

“Assim, todas e todos que chegaram até aqui estão convidadas e convidados a abrirem esta Porteira, navegando adentro de suas páginas e emoções e, na medida do possível e do viável, semeando aqui e ali as contribuições críticas que possam enriquecer, ainda mais, a diversidade e a heterogeneidade que se pretende expor, publicamente, porteira adentro”.

Segundo seus editores – Iris Agatha e Nilo Selva Gomes – o novo portal está aberto às críticas e contribuições, de toda parte do mundo, não só do campo. Sua rede está sendo montada a partir do Sítio da Casa do Mato, ao final da Estrada de Santa Clara, na região de Maringá de Minas, distrito de Bocaina de Minas (MG). É dali que os jornalistas pretendem manter e atualizar o novo portal da internet, voltado para o povo da roça – uma gente que hoje se insere no mundo tecnológico, na vida digital, da qual esta Porteira é uma expressão.

Nilo Sergio S. Gomes é Jornalista, pesquisador e professor da Escola de Comunicação da UFRJ, produtor rural familiar. Colaborador do portal EcoDebate.

Publicado no Portal EcoDebate, 03/06/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário