quarta-feira, 17 de junho de 2015

[Você no Ideias] Horta Suspensa: uma alternativa de EAN e saúde

postado por Ramon da Silva Rodrigues Almeida em Segunda-feira, 15 de Junho de 2015

Você sabe os benefícios que uma horta pode trazer à sua saúde?

A fim de sensibilizar os pacientes de uma clínica psiquiátrica da cidade de Juiz de Fora (MG) quanto aos benefícios das hortas do ponto de vista alimentar e nutricional, as alunas de nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora desenvolveram a construção de uma horta suspensa na instituição.
A condução e o manejo de uma horta é terapêutico, evita a ociosidade e a redução de estresse, depressão e outros, tendo papel fundamental também na melhora da autoestima dos pacientes.

Dessa forma, foi desenvolvida a horta orgânica suspensa na clínica e foram feitas também várias oficinas sobre a importância dos temperos na alimentação, que posteriormente poderiam serem colhidos na horta. 

Além dos benefícios para a saúde psíquica, as hortas contribuem para a promoção de práticas alimentares saudáveis e ajudam no fortalecimento da educação alimentar e nutricional com os pacientes, além de incentivar a sustentabilidade, como a reutilização de garrafas PET.
Você pode conferir esta experiência completa aqui e quem sabe até fazer a sua própria horta suspensa!

Você no Ideias na Mesa!

Em 2015 queremos valorizar ainda mais as experiências de Educação Alimentar e Nutricional cadastradas na rede. Assim como a Larissa Loures Mendes, você pode ter a oportunidade de ter sua experiência divulgada aqui no Blog. Cadastre suas experiências de EAN e compartilhe com outros usuários suas vivências, ideias e desafios. Vamos fortalecer e qualificar nossas ações pelo Brasil!

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário