sexta-feira, 10 de julho de 2015

[Mais que Ideias] Agroecologia em Música

postado por Rafael Rioja Arantes em Quinta-feira, 09 de Julho de 2015

Friedrich Nietzsche já dizia que "Sem a música, a vida seria um erro". Neste sentido, o professor do IF Baiano Sérgio Ricardo Matos Almeida possuí uma proposta bastante interessante utilizando-se da música como ferramenta de ensino em sala de aula.

O trabalho já vem sendo realizado pelo professor há alguns anos, e consiste na divulgação de informações técnico-científicas em forma de versos rimados e síntese de assuntos de Agroecologia abordados em sala de aula. Esta metodologia foi denominada por Sérgio como "Pedagogia da rima" e apresenta grande aceitação entre os estudantes.

No final de maio Sérgio lançou um CD com 8 músicas durante o III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em Recife - PE. Você pode conferi-las gratuitamente acessando seu canal no youtube. O primeiro CD apresenta faixas sobre os seguintes temas: Agroecologia e Agricultura Orgânica,Tecnologia Tropical, O Solo é um Ser Vivo, Teoria da Trofobiose, Leis da Adubação, Água nossa de cada dia, Canção da Manipueira e O Espelho de Gandhi.

Neste vídeo sobre trofobiose por exemplo em um dos trechos da música fala sobre os impactos negativos das monoculturas: "Se criam pragas e doenças pelo desequilíbrio, é lógico, ambiental e nutricional e pelo uso de agrotóxicos".
Já neste vídeo as vantagens da agricultura agroecológica e orgânica são abordadas: "Agricultura orgânica é pratica de valor, pois protege a saúde do sábio agricultor. Não usa agroquímicos, produz sem contaminar. Conserva o ambiente a terra, a água e o ar".
A Pedagogia da Rima se mostra como uma ferramenta de educação inovadora que pode aumentar o interesse dos estudantes pelo tema da agroecológico e da alimentação saudável. Além disto, ela pode se configurar como uma estratégia de Educação Alimentar e Nutricional ao passar conceitos. 

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário