domingo, 19 de julho de 2015

Projeto Farmácia Viva em Atafona‏ torna plantas medicinais mais acessíveis

27 Março 2015 

Objetivando conscientizar moradores e visitantes sobre a importância do uso das ervas medicinais e plantas fitoterápicas, além de torná-las acessíveis, a secretaria de Agricultura de São João da Barra, em parceria com a Irmandade Nossa Senhora da Penha, expandiu o Projeto Farmácia Viva à praia de Atafona. Ao lado da Unidade Municipal de Saúde da localidade, situada à Rua Nossa Senhora da Penha, foram implantados 13 canteiros com 15 espécies diferentes.

Para a presidente da Irmandade Nossa Senhora da Penha, Sônia Ferreira, esta iniciativa deverá resgatar entre a comunidade a cultura do plantio de ervas e plantas medicinais. “Moramos numa comunidade carente e esse era o incentivo que estávamos precisando para associar ao tratamento da saúde produtos naturais”, disse Sônia.

O coordenador do projeto, Cláudio Rodrigues Gomes, ressaltou que atualmente no Horto Municipal, onde surgiu o Farmácia Viva, são cultivadas 55 espécies de plantas e ervas medicinais, com cerca de 700 mudas prontas para serem distribuídas à população.

– Os interessados deverão fazer o cadastro na Secretaria de Agricultura ou no Horto Municipal informando as mudas interessadas – comentou Cláudio, esclarecendo que se a muda solicitada estiver pronta o interessado leva na hora. Do contrário, ela será produzida e assim que estiver pronta uma equipe da Agricultura entra em contato com o solicitante.

Expansão à Zona Rural 

Num prazo previsto de 10 dias, de açodo com a secretaria de Agricultura, o Farmácia Viva estará também em Degredo, comunidade do quarto distrito do município, por meio de parceria com a Escola Estadual Dr. Olímpio Saturnino de Brito.

– Essa parceria surgiu pela necessidade dos professores da área de Ciências utilizarem as plantas como mostra de pesquisa na difusão de conhecimentos diversos sobre a utilização das ervas e plantas medicinais – comentou o secretário de Agricultura, Pedro Nilson Alves Berto.

Fonte: Secom – SJB
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário