sexta-feira, 17 de julho de 2015

Síndrome do intestino irritável e a alimentação (grupoalimentosfuncionais.blogspot.com.br)

16.07.2015

Desconfortos abdominais, dores intensas, flatulência e diarreia são algumas reações adversas no consumo de diferentes alimentos que podem mostrar indícios de uma alteração no intestino conhecida como síndrome do intestino irritável. A síndrome do intestino irritável é uma doença comum que afeta milhares de pessoas no mundo todo, podendo se manifestar em todas as idades e, principalmente, em mulheres. 

Devido à grande dificuldade em encontrar o diagnóstico correto para a síndrome do intestino irritável, esta doença muitas vezes é confundida com outras desordens do intestino, inclusive com as alergias e intolerâncias alimentares, por apresentarem sintomas muitos semelhantes. Dessa forma, seu diagnóstico é dado por algumas características clínicas positivas, pelos sintomas e diversos exames físicos, o qual se faz necessário para evitar o erro no diagnóstico.

A síndrome é considerada uma doença funcional, afetando os movimentos peristálticos e as contrações musculares do tubo digestivo, deixando-os de forma desordenada, influenciando negativamente no transporte dos gases e fezes e a quantidade de líquido absorvido. No entanto, ao contrário de outras doenças do intestino, geralmente, esta síndrome não apresenta lesões e nem inflamações, mas pessoas que já possuem alguma inflamação podem ser mais suscetíveis a síndrome do intestino irritável.

Segundo diversos trabalhos científicos, a causa dessa síndrome ainda é desconhecida e são diversos os fatores que podem explicá-las, tais como as condições psicológicas do paciente, tanto o estresse como a ansiedade; as alterações hormonais; além das mudanças alimentares que são fatores determinantes. Os sintomas mais comuns dessa doença são as dores intensas abdominais, alterações nos hábitos intestinais, constipação, flatulências, distensão abdominal, insônia; cefaleias e náuseas. Além disso, muitas vezes esses sintomas são gravados logo após o consumo das refeições e em períodos de tensão, como nos períodos menstruais.

As alterações na dieta alimentar foram avaliadas em diversos estudos e puderam mostrar que este é um dos fatores mais importante, a qual pode contribuir tanto na melhora e tratamento da síndrome como pode vir a desencadear as diversas desordens no intestino. Estes estudos, ainda mostraram que pessoas com a síndrome podem ter uma hipersensibilidade a determinados alimentos, como o consumo de carboidratos (frutose, lactose e sorbitol), bebidas alcoólicas, leite, cafeína, alimentos condimentados e ricos em gorduras, os quais podem ser limitante no agravamento dos sintomas.
Entretanto, para as pessoas portadoras da síndrome é necessária uma atenção na hora das refeições, sendo importante o fracionamento das refeições, pois o consumo de elevadas quantidades de alimentos pode acarretar reações adversas como cólicas e diarreias. Assim, a forma mais correta é diminuir a quantidade de alimentos no prato e aumentar as refeições ao longo do dia. 
Alternativas são muito estudas para as pessoas que possuem essa síndrome. Dentre as mais benéficas podemos destacar o consumo de alimentos ricos em fibras e o consumo de probióticos, os quais podem ser eficazes no tratamento da síndrome do intestino irritável ou na minimização dos sintomas indesejáveis.
Os probióticos são microrganismos que ajudam no equilíbrio da flora intestinal e reduzem a formação de gases, devido a alteração da microbiota. Além disso, diminuem as alterações da motibilidade ocasionadas pela síndrome e contribuem na diminuição dos desconfortos abdominais, como as flatulências e as dores. Esses benefícios foram constatados em um estudo que avaliou uma ampla faixa etária de pacientes, os quais consumiram probióticos durante seis semanas e foi notada uma melhora, principalmente, nas dores intensas.
Os alimentos ricos em fibras também são importantes para a manutenção do intestino, pois as fibras solúveis e insolúveis presente nesses alimentos contribuem na retenção da água e no aumento do volume fecal, o que diminui o transito intestinal e colabora com a melhora da constipação, além de reduzir a evacuação, no caso de pessoas que também sofrem com a diarreia. Entretanto, os alimentos ricos em fibras que devem ser consumidos frequentemente, tanto para uma melhor qualidade de vida quanto para a manutenção do seu intestino são os grãos, cereais, frutas, nozes e vegetais. É válido ressaltar também que o consumo deve ser de forma regular em todas as suas refeições para garantir os benefícios para a sua saúde.

Para contribuir com a melhora de sua saúde as dicas é importante lembrar de consumir água ao decorrer do dia, selecionar os alimentos que você pode consumir, aumente o consumo de alimentos, como frutas e vegetais, evite os alimentos que te tragam desconfortos e pratique exercícios físicos regularmente, o qual ajudará tanto no trânsito intestinal como também pode contribuir na redução de estresses e ansiedade, os quais são fatores para o surgimento e agravamento da síndrome.

Embora não há uma cura eficaz para a síndrome do intestino irritável, os sintomas podem ser tratados, reduzidos ou até mesmo prevenidos, quando há uma combinação entre uma dieta alimentar equilibrada e um estilo de vida mais saudável.

Jessica Bomtorin Aranha
Graduanda em Ciências dos Alimentos
Sob orientação: Profª. Drª. Jocelem Mastrodi Salgado
Postado há Yesterday por GEAF FUNCIONAIS

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário