sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Alimentos energéticos melhoram qualidade do leite materno


Fonte: Graziele Bezerra - Rádioagência Nacional - Quarta-feira, 05 de Agosto de 2015 


A maranhense Tatiele Barros teve muita dificuldade para amamentar o filho Pedro Henrique, hoje com quatro anos de idade. Sonora: "Eu sofri muito, meus seios doiam, mas não saía leite. Meu filho chorava demais. Eu fiquei desesperada. Aí minha mãe, mais experiente, fazia compressa com água morna e passava no seio e me ensinaram também que tem uma seringa. É própria para isso, para puxar o leite e eu fui fazendo, fazendo essa experiência, e fazia muita massagem no seio e até que um certo dia começou a sair leite."

Ela ouviu muitos conselhos para comer canjica, rapadura e outros alimentos conhecidos como excelentes fontes de produção de leite, mas preferiu optar por outro caminho. Sonora: "A minha alimentação era muito saudável, balanceada porque foi a pediatra que passou. Para mim, eu não considerava boa, mas como era pelo meu filho, para dar leite, para ele não sentir cólica, para não sentir nada, aí eu tive que fazer uma alimentação bem saudável." Para a nutricionista Cristiane Coronel, a alimentação balanceada é a melhor aliada para a produção de leite materno. Mas ela também recomenda a introdução de alimentos muito comuns no norte do país.

Sonora: "O açaí está em primeiro lugar das frutas mais energéticas e que ajudam realmente a mãe ter uma boa nutrição porque ele é rico em ferro, ácido fólico, vitaminas, minerais, fibras e principalmente gorduras boas. Então não só o açaí deve ser introduzido na alimentação, como também castanhas. É muito interessante também porque são fontes de gorduras boas. São fontes de gorduras que realmente vão ajudar no equilíbrio metabólico e principalmente dos hormônios da própria mãe, vai melhorar a qualidade do leite sempre."

A nutricionista também fala do valor nutricional de outro alimento bastante consumido na região. Sonora: "A tapioca também influencia e muito na produção de leite porque ela é extremamente energética. Então você colocando a tapioca que seja ela doce, que seja a salgada, ou só mesmo com uma manteiga, já é um alimento que é muito rico em nutrientes que seja principalmente em gorduras boas e carboidratos bons também. Introduzir isso em lanches é uma excelente opção pra mãe ter energia suficiente pra poder dar conta da demanda do bebê e também pra produção de leite. É uma execelente fonte. E não só a tapioca, mas comer a própria mandioca também é uma fonte nutricional muito interessante." Outro desafio enfrentando por muitas mães é manter a amamentação do bebê com o fim da licença-maternidade. Cristiane Coronel orienta que nesse caso seja feita a ordenha antes de sair de casa. O leite materno deve ser conservado em geladeira. A nutricionista garante que, dessa forma, o bebê ficará bem nutrido enquanto a mãe estiver no trabalho.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário