quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Boletim PLANFAVI, n.34, jabr/jun de 2015 - Boldo e Imunossupressores: uma combinação perigosa!!!

Diversas espécies de plantas conhecidas popularmente como boldo são amplamente utilizadas na medicina popular para o tratamento de doenças gastrointestinais, com poucos relatos de reações adversas ou interações medicamentosas. 

Recentemente foi descrito o caso a seguir, envolvendo o Peumus boldus Mol. (boldo chileno): “Um homem de 78 anos, de origem hispânica, com histórico de diabetes mellitus, hipertensão e um transplante de rim, ocorrido em 2005, apresentou-se ao médico para consulta de rotina em 2009/2010. Nenhuma queixa foi relatada pelo paciente e o exame físico estava normal. 

Exames laboratoriais mostraram níveis séricos baixos de tracolimo, um imunossupressor utilizado regularmente por pessoas transplantadas, e também de creatinina, um indicador da função renal. Após os exames, o paciente revelou que estava tomando boldo há duas semanas para ‘limpar o fígado’. 

Uma semana após a interrupção do consumo de boldo, os níveis séricos de tracolimo retornaram ao normal, compatíveis com a dose de 2 mg/dia que o paciente tomava”. A análise deste caso sugere uma interação medicamentosa entre o boldo e o tracolimo e ressalta a importância do monitoramento do consumo de medicamentos de origem vegetal, especialmente em pacientes com comorbidades utilizando múltiplos medicamentos com janelas terapêuticas estreitas. 

Referência: 
Carbajal et al. Case report: boldo (Peumus boldus) and tacrolimus interaction in a renal transplant patient. Transplantation Proceedings 46, 2400-2402, 2014.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Boldo-do-chile#/media/File:Peumus_boldus_-_K%C3%B6hler%E2%80%93s_Medizinal-Pflanzen-104.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário