quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Boletim PLANFAVI, n.34, jabr/jun de 2015 - Cuidado: lorazepam não combina com plantas ansiolíticas

A grande maioria dos usuários de fitoterápicos ainda acredita que os mesmos são seguros e sem efeitos colaterais. Porém muitas interações entre os medicamentos convencionais e os fitoterápicos têm sido descritas nos últimos anos. 

O presente estudo relata o caso de um paciente que se automedicou com Valeriana officinallis L. e Passiflora incarnata L. enquanto estava em tratamento com o lorazepam. O paciente apresentava tremores nas mãos, tontura e fadiga muscular, dentre outros sintomas, 32 horas antes do diagnóstico clínico, sem apresentar nenhum outro tipo de sintoma neurológico. 

Seu histórico familiar descartou doença de Parkinson e de Wilson. Já o seu histórico clínico revelou um transtorno generalizado de ansiedade e distúrbios do sono. O paciente fazia uso de lorazepam (2mg/dia) regularmente há dois meses. Quatro dias antes do atendimento, o paciente passou a ingerir diariamente uma infusão de Passiflora e Valeriana, sem apresentar efeitos adversos. Após três dias o mesmo passou a tomar Passiflora e Valeriana em comprimidos com intervalo de uma hora antes de dormir, o que diminuiu os seus tremores e gerou sonolência. Porém, no quarto dia de tratamento, foram reportados grandes tremores nas mãos, tontura e palpitações seguidas por uma grande sonolência. Observou-se uma grande agitação e fala compulsiva durante o exame clínico, sendo que todos os seus exames não mostraram nenhuma alteração. Foi relatado ao paciente que o episódio foi, provavelmente, causado pela interação entre as plantas medicinais e o lorazepam.

A retirada da Passiflora e Valeriana fez com que estes sintomas desaparecessem. O lorazepam e outros benzodiazepínicos são descritos como causadores de tremores e a Valeriana, em altas doses, pode também provocar tremores nas mãos, fadiga, contrações abdominais, aperto no peito, tontura e midríase. A Passiflora, em altas doses, causa náusea e tontura, sintomas também relatados pelo paciente. Os sintomas apresentados pelo paciente foram causados provavelmente por um efeito sinérgico de todos os medicamentos que estavam sendo utilizados sobre o sistema GABAérgico, provocando severos efeitos adversos. 

Carrasco, M.C. et al. Interactions of Valeriana officinalis L. and Passiflora incarnata L. in a Patient Treated with Lorazepam. Phytother Res 23: 1795-1796, 2009.
Valeriana officinalis.jpghttps://pt.wikipedia.org/wiki/Valeriana_officinalis#/media/File:Valeriana_officinalis.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário