sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Bons hábitos alimentares dos pais refletem diretamente na saúde dos filhos

Especialista garante que hábitos saudáveis podem ser transferidos de pai para filhos. A avaliação é da nutricionista especialista em Nutrição Esportiva Funcional, Fernanda Padovani.

Ela diz que a criança é fruto do meio e, se desde cedo os pais começam a introduzir alimentos saudáveis, o paladar da criança já começa a ser formado ali. Então, se acostuma o pequeno com frutas, verduras e legumes, o paladar da criança se adapta a isso. No entanto, se desde cedo começa a usar achocolotado, alimentos açucarados e industrializados, a criança vai moldar o paladar dela para essas coisas.

“Se a criança é criada num ambiente mais saudável, fica muito mais fácil ao longo da infância e em especial na adolescência, quando ela começa a ter mais autonomia, esses hábitos fazerem parte da vida dela”, avalia.

Segundo a médica, se no momento da concepção os pais são pessoas saudáveis, automaticamente a carga genética é transferida para o bebê e aumenta consideravelmente a probabilidade de nascer um bebê mais saudável. “As pessoas, às vezes usam a desculpa de se tornar obeso por problema genético, mas a verdade é que as pessoas se tornam obesas ou hipertensas, por causa dos hábitos de vida”, afirma. E reforça: “os pais tem uma responsabilidade muito grande na saúde ou na doença dos filhos”, avalia.

Acompanhe esta entrevista sobre hábitos saudáveis e comportamento ao programa Cotidiano, com a jornalista Rejane Limaverde, na Rádio Nacional de Brasília.

Audio Player

Download do arquivo MP3 clicando aqui.

in EcoDebate, 05/08/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário