sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Brasil Sem Miséria: uma nova ferramenta, por Laís Vitória Cunha de Aguiar

[EcoDebate] Nos últimos anos, a fome diminui consideravelmente, graças aos programas sociais como Brasil Sem Miséria.

Porém, a fome continua sendo um problema diário para famílias com rendimento econômico menor, para pessoas miseráveis. É incrível o que ações governamentais bem sucedidas podem fazer pela população.

Em alguns casos o dinheiro é desviado, roubado em várias estâncias do poder, desde a instância federal até a estadual e municipal. Porém, ainda sim é possível ver resultados positivos: 22 milhões de pessoas superaram a extrema pobreza, apenas no período 2011-2014.

No contexto da crise econômica mundial esse número torna-se ainda mais significativo, afinal em crise as pessoas tendem a diminuir sua renda e entrar na extrema pobreza, não sair dela, como foi o caso dos últimos anos.

O programa Brasil Sem Miséria, que é o foco desse artigo, inclui uma série de projetos como Bolsa Família, Pronatec, Brasil Carinhoso, entre outros. Como nem mesmo as melhores ideias são perfeitas, e tudo pode ser aperfeiçoado, aqui escrevo uma ideia para aperfeiçoar o programa.

O Centro de Distribuição de Alimentos seria um projeto para combater a fome, e funcionaria da seguinte maneira: comida será arrecadada ao final dia em todos os estabelecimentos que trabalham com comida e que jogariam fora certa quantidade de alimento ainda consumível.

Esses estabelecimentos receberiam diminuição no imposto de renda. Um carro ficaria responsável pelo trajeto e por marcar que os estabelecimentos cumpriram o acordo no dia ( uma lista com os nomes, igual chamada em sala de aula). A comida será entregue na forma de janta aos necessitados, que terão de ser cadastrados no banco social de cada prefeitura.

Dessa forma o Brasil, que está entre os 10 países que mais desperdiçam alimento, diminuiria o desperdício e ainda auxiliaria o combate à fome, além de ser uma medida sustentável (pois visa diminuir o desperdício e utilizar a comida para fins sociais).

Como tornar o Centro de Distribuição de Alimentos realidade? É só votar no site http://dialoga.gov.br/#/programas/103397/propostas/116851 , lembrando que para votar é necessário se inscrever no site. Meu objetivo é ajudar na luta contra a fome.

O que é esse site? É uma iniciativa que visa trazer propostas da população para a pauta política, lá você pode conhecer os programas do Governo Federal, escrever suas próprias propostas dentro dos programas e votar, sendo que as três mais votadas serão respondidas pelo Governo.

Caso você tenha gostado da proposta de um Centro de Distribuição de Alimentos é só votar no link acima. O site é bom e simples de manejar, é uma forma de participação política ativa. A possibilidade de mudança pode estar a um clique.

Por Laís Vitória Cunha de Aguiar, Adopt a Negotiator.

in EcoDebate, 06/08/2015
"Brasil Sem Miséria: uma nova ferramenta, por Laís Vitória Cunha de Aguiar," in Portal EcoDebate, 6/08/2015, http://www.ecodebate.com.br/2015/08/06/brasil-sem-miseria-uma-nova-ferramenta-por-lais-vitoria-cunha-de-aguiar/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário