domingo, 2 de agosto de 2015

Livro para download: Quintais Medicinais, Mais Saúde, Menos Hospitais

Com informações sobre o tradicional uso de plantas medicinais pela população de Mato Grosso, o livro Quintais Medicinais, Mais Saúde, Menos Hospitais se propõe a auxiliar na escolha correta de plantas comuns que podem ser cultivadas até mesmo em quintais. “Apresentamos as formas de cultivo, uso e preparo, além de destacar algumas possíveis reações adversas de algumas plantas medicinais, se não utilizadas corretamente”, explica a Profª Ma. Isanete Geraldini Costa Bieski, Doutoranda em Ciências da Saúde da Unioversidade Federal do Mato Grosso (UFMT), que, junto com Mari Gemma De La Cruz, escreveu o livro em 2006.

Isanete conta que a obra se destina a todas as pessoas que tenham interesse em outra opção de tratamento que não os medicamentos sintéticos. “Em especial para enfermidades mais comuns, como gripe, tosse, problemas estomacais, traumas, vermes etc.”, diz. Ela afirma que são vários os pontos importantes do livro, mas destaca as orientações sobre a forma correta de preparo e uso das plantas. “De nada adianta utilizar a planta correta e prepará-la erroneamente. Além disso, é muito importante o uso seguro, ou seja, ter certeza de que está utilizando a planta correta, por isso todas as plantas estão com fotos e que podem ser comparadas com as que forem ser utilizadas pela população”, cita

O livro Quintais Medicinais, Mais Saúde, Menos Hospitais foi lançado para auxiliar o Programa Estadual de Plantas Medicinais e Fitoterápicos - FITOPLAMA do Governo de Mato Grosso. O programa nunca foi implantado, mas o alcance do livro superou as expectativas. “Quando escrevemos, não imaginávamos que teria um alcance nacional. Foram apenas 4 mil exemplares, mas chegaram às mãos de vários colegas do Brasil, inclusive da Coordenação do Ministério da Saúde e ANVISA”, lembra. Para Isanete, a repercussão e o sucesso da obra podem ser creditados à linguagem acessível e às ilustrações. “Não esperávamos, mas ficamos felizes com o sucesso. Principalmente por ter sido incluído como referência”, completa.

Por tudo isso, uma nova tiragem está prevista para 2015, até lá a digitalização foi a saída encontrada para que os interessados continuassem tendo acesso à obra. “Como já vinha recebendo solicitações do livro e com a sua inserção na RDC 26/2014, resolvemos disponibilizar digitalmente para que seja utilizado por todos”, explica Isanete. A versão digital está disponível aqui(https://www.researchgate.net/publication/263453001_Quintais_Medicinais_Mais_Sade_Menos_Hospitais).Mas também é possível baixá-la clicando aqui!

Dica do:

Nenhum comentário:

Postar um comentário