sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Pesquisadores registram presença de animais ameaçados de extinção na região da Lapa, PR

Quatro espécies de felinos fazem parte da fauna que habita a Reserva Mata do Uru
Cerca de 600 vídeos de vários animais, principalmente mamíferos de médio e grande porte, foram registrados na Reserva Mata do Uru, localizada na Lapa, apenas durante o primeiro semestre deste ano. As pesquisas, desenvolvidas com o apoio do Instituto Positivo, são realizadas desde 2013 e monitoram animais que vivem no local por meio de verificação de imagens capturadas em “armadilhas fotográficas” instaladas em toda área da reserva.

Puma ou onça-parda, gato-do-mato-pequeno, jaguatirica, gato-mourisco, família de veado-catingueiro, tatu-de-rabo-mole-grande, tatu-galinha, tatu-mulita, cutia, irara, paca, bugio-ruivo, gambá e lebre são alguns dos animais que habitam o local e que foram registrados durante a pesquisa. Aves e pequenos roedores também fazem parte da fauna da Mata do Uru.

Segundo a bióloga Dayane May, pesquisadora e professora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Positivo, quatro espécies estão na lista de ameaçadas de extinção do Paraná, três na categoria vulnerável: bugio-ruivo, jaguatirica e onça-parda. Já a paca encontra-se na categoria de perigo. Além disso, quatro animais aparecem na lista nacional de espécies ameaçadas na categoria vulnerável: onça-parda, jaguatirica, gato-do-mato-pequeno e bugio-ruivo.

A pesquisadora explica que, das quatro espécies de felinos registradas na Reserva Mata do Uru – onça-parda, jaguatirica, gato-mourisco e gato-do-mato-pequeno -, três são consideradas vulneráveis para o Paraná. “Isso indica o potencial da área em abrigar e permitir a manutenção das populações de indivíduos que demandam áreas de vida amplas e em bom estado de conservação”, revela Dayane.

Também foram observados felinos noturnos circulando durante o período diurno e animais de hábito solitário circulando em grupo. “Estas situações são menos comuns de encontrar, no que se pode concluir que a Reserva propicia condições para estes acontecimentos”, finaliza.

Sobre a Mata do Uru

Com cerca de 128 hectares na região da Lapa (PR), a Mata do Uru é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) que, ao lado dos quase 300 hectares do Parque Estadual do Monge, forma uma relevante área preservada de Floresta Araucária. Pioneiro no Programa Desmatamento Evitado, o Grupo Positivo, por meio do Instituto Positivo, apoia a conservação da área por meio de parceria com a SPVS e os proprietários do terreno.

in EcoDebate, 05/08/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário