domingo, 23 de agosto de 2015

Prefeitura de Cabo Frio incentiva cultivo de plantas medicinais em escola agrícola do município

Por Marianne Rodrigues em 31/07/2015
A Prefeitura de Cabo Frio incentiva o projeto “Farmácia Viva”, implantado na Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, que fica em Campos Novos, no Distrito de Tamoios, em uma parceria das secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento (SECMAA), Educação (SEME) e Saúde (SECSA). O projeto tem como objetivo principal estimular os alunos a serem multiplicadores do conhecimento tradicional e da cultura medicinal.

A “Farmácia Viva”, também chamado de “FarmaViva”, é um projeto fitoterápico e tem como finalidade o desenvolvimento dos alunos de práticas educativas com plantas medicinais, a fim de enriquecer e complementar o aprendizado, visto que tais práticas estão incluídas no projeto político-pedagógico (PPP) da unidade escolar.

As plantas são cultivadas pelos alunos da escola com a ajuda dos técnicos e professores. O laboratório para preparo do medicamento já está pronto.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, José Faustino Júnior, diz que a ideia do projeto é que estes medicamentos, depois de prontos, sejam distribuídos pela Secretaria de Saúde.

- Os medicamentos serão feitos de uma forma mais saudável, trazendo muitos benefícios para a população – afirma José Faustino Júnior.

Coordenador e médico do projeto, Paulo Roberto Ribeiro diz que a “Farmácia Viva” foi feita para designar os hortos de plantas medicinais e os medicamentos produzidos a partir das mesmas.

- A importância do projeto é incentivar a recuperação do conhecimento das comunidades tradicionais a cerca da flora medicinal, favorecendo a disseminação e valorização desses saberes – afirma Paulo Roberto.

Será instalado na escola um ambulatório experimental para atendimento à população, com vista, em um segundo momento, à distribuição dos medicamentos às unidades de saúde, através da capacitação dos médicos para prescrição dos fitoterápicos.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário