quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Cidreira (Tecendo Saberes - UFS)

Clicar na imagem para ampliar.

Erva cidreira é uma planta de uso muito comum e popular no Brasil. Dotada de propriedades terapêuticas, sendo, portanto uma planta medicinal, possui alguns nomes populares como Capim-cidreira, Citronete e Melissa, sendo conhecida no meio cientifico como Melissa officinalis L.,pertencente à família Laminaceae, é uma planta da Ásia e da região que circunda o Mediterrâneo, mas que tem uma ótima adaptação em todo território brasileiro, rica em aldeídos (citral, citronelal), terpenos e alcoóis, ácidos fenólicos, flavonóides. É utilizada principalmente, e mais conhecida por seus efeitos ansiolíticos e dispépticos. No entanto, possui também efeitos hipotensores, antiinflamatórios, cicatrizantes, antiviróticos (herpes vírus), antiespasmódicos e expectorantes. Seu princípio ativo é encontrado nas folhas, sendo elas, portanto utilizadas nos fins terapêuticos.

Indicações: Dor de cabeça, ansiedade, insônia, distúrbios da digestão (gastrites, dispepsia, meteorismo, flatulências, êmeses, náuseas, eructações), hipertensão arterial sistêmica, ferimentos, inflamações, lesões por herpes simples.

Contra-indicações: deve ser evitada em pessoas com hipotireoidismo (pode causar redução da função da tireoide), além do que seu uso em excesso pode levar a efeitos colaterais indesejáveis se usada de forma errônea, que são caracterizados pela exacerbação de seus efeitos sobre a fisiopatologia humana. 

Utilizar cuidadosamente em pessoas com pressão baixa

Interações medicamentosas: a erva cidreira pode interagir com outros medicamentos contendo plantas medicinais, especialmente, Kava-kava (Piper methysticum G. Forst).De maneira geral interage com depressores do sistema nervoso central e com hormônios tireoidianos (poderá se ligar à tirotropina)

Modo de uso: a erva cidreira permite muitas preparações (dentre elas macerações para uso externo), no entanto seu uso principal se dá por chás, que dever ser preparados através de infusão. Pode-se utilizar também o óleo essencial.

Forma de utilização: Infusão (chá): 2 a 4g (1-2col sobremesa) em 150 ml (xic. chá)
Uso: Via oral 

Frequência: 2 a 3x ao dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário