domingo, 13 de setembro de 2015

Conheça mais sobre a Beterraba (grupoalimentosfuncionais.blogspot.com.br)

A beterraba (Beta vulgaris L.) é uma raíz comestível que não apresenta um valor econômico muito alto comparado com as hortaliças mais tradicionais, mais ainda sim é uma hortaliça popular e amplamente consumida no Brasil. O consumo da beterraba podem ser cozidas, em saladas, conservas, entre outras. Dentre seus cultivares estão os vários tipos de beterrabas, como a açucareira, forrageira e a hortícola, esta última mais conhecida como a de mesa, a beterraba vermelha, da qual é a principal comercializada e consumida no Brasil.
A presença de pigmentos betalaínas é que confere a cor vermelha ou roxa na beterraba, além disso, esse pigmento é considerado um antioxidante natural e pode ser empregado como um corante natural na indústria alimentícia em diversos produtos como sorvete, refrigerantes, sobremesas, entre outros, mediante a extração desse pigmento. Dentre a betalaínas incluem as classes betacianinas e betaxantinas, das quais possuem também a ação antioxidante. Essa atividade antioxidante esta ligada, principalmente, na captura de radicais livres, garantindo proteção contra o estresse oxidativo do nosso organismo, dos quais se relacionam com o envelhecimento celular, bem como alguns tipos de cânceres e doenças inflamatórias.
Os benefícios do consumo da beterraba também podem ser atribuídos ao conteúdo de nutrientes, pois além de um baixo valor calórico, apresentam carboidratos, proteínas, minerais essenciais para a dieta humana como o cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio, vitaminas do complexo B, A e a vitamina C, esse último também contribui com a ação antioxidante dessa hortaliça. 
Alguns estudos mostraram que o consumo de suco de beterraba como um suplemento na dieta, pode contribuir com a redução da pressão sanguínea, ou também controlar a hipertensão, visto que é uma das causas que acarretam em doenças cardiovasculares. A ação vasodilatadora é dada, principalmente, pelos significativos teores de nitrato, isso porque o nitrato é convertido em nitrido no nosso organismo. Além disso, o nitrato pode contribuir como o aumento do oxigênio, o que melhora a tolerância durante exercícios de contração muscular, pela sua ação vasodilatadora. 
Outro estudo apontou que o consumo de suco pode contribuir com a redução da resistência renal em pessoas com doença renal crônica, principalmente pelo consumo do suco de beterraba. Vale ressaltar ainda, que há a necessidade de estudar qual dosagem é considerada segura do consumo do nitrato, pois o seu excesso pode ser muito prejudicial à saúde.
As folhas da beterraba, frequentemente descartadas, podem também ser consumidas, diminuindo o desperdício de alimentos. Suas folhas são ricas em fibras, vitaminas e minerais, assim como a beterraba, o que podem ser outra opção de consumo. Em estudos com as folhas destacou a atividade antioxidante das folhas dada, principalmente, pelos compostos fenólicos, das quais podem contribuir com diversos benefícios para a saúde. As opções de consumo podem ser em caldos e saladas.
Para o preparo da beterraba cozida a melhor forma é fervê-las com a casca, para que contribua para a permanência da cor e que possa preservar tanto os nutrientes como os compostos bioativos presentes. Ainda, vale destacar que o melhor opção de consumo da beterraba é na forma crua, pois pode preservar ainda mais seus compostos.

Diante disso, para aproveitar melhor os benefícios a recomendação é manter uma dieta equilibrada inserindo em suas refeições porções de legumes e frutas, como também devem estar aliadas a um estilo de vida saudável, assim os benefícios podem estar garantidos.

Confira algumas receitas para ajudar a escolher a melhor opção mais saudável:
Suco de Beterraba com Laranja

1 Beterraba pequena
200 mL de suco de Laranja
1 colher de sopa de mel

Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificar, passe na peneira e está pronto para servir.

Refogado de folhas de rabanete

500 g de folhas de beterraba picadas
1 cebola picada
1 dente de alho
1 fio de azeite
Pitada de sal

Preparo: Adicione a cebola, o alho e o azeite até dourar. Após isso, adicione as folhas de beterraba, uma pitada de sal e meio copo de água e deixe cozinhar por alguns minutos.

Jessica Bomtorin Aranha
Graduanda em Ciências dos Alimentos
Sob orientação: Profª. Drª. Jocelem Mastrodi Salgado

Postado há 15th April por GEAF FUNCIONAIS

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário