domingo, 20 de setembro de 2015

Dicas para horta caseira - importância das espécies espontâneas - I

Muitas espécies que ocorrem no terreno e que nasceram espontaneamente, isto é, sem serem plantadas, podem oferecer informações para o futuro agricultor, mesmo para aquele que só irá cultivar uma horta para consumo próprio ou da família.


Com relação ao solo, quando há uma diversidade destas espécies, quase sempre o solo possui bons teores de matéria orgânica e de nutrientes. Quando se reduz a diversidade e começa a predominar um ou outro tipo de capim ou grama, o solo está desgastado.


A erva-de-são-joão (Ageratum conyzoides) (fotos 1, 2, 3 e 4) quase sempre é associada a solo recuperado e com boa fertilidade. Importante destacar que quando for fazer canteiros ou o plantio, a erva-de-são-joão deve ser retirada, pois exerce forte efeito alelopático (libera substâncias que diminui o crescimento das plantas que estão próximas).
Foto 1. Erva-de-são-joão
Foto 2. Erva-de-são-joão
Foto 3. Erva-de-são-joão
Foto 4. Erva-de-são-joão

Quanto às guanxumas (Sida spp) (fotos 5, 6 e 7), é grande a possibilidade do solo ser compactado, e as suas raízes irão demonstrar a dificuldade de penetrar no solo, bem como a sua profundidade.
Foto 5. Guanxuma 
Foto 6. Guanxuma.
Foto 7. Guanxuma.

Texto: Marcos Roberto Furlan (Engenheiro agrônomo) e Carolina Rosa Cassão Nogueira (Acadêmica de engenharia agronômica - Faculdade Cantareira.

Fotos: Carolina Rosa Cassão Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário