domingo, 13 de setembro de 2015

Do verde ao rosa (grupoalimentosfuncionais.blogspot.com.br)

Quando falamos em alimentação saudável, a onda da vez é utilizar uma mistura de frutas e verduras para turbinar o metabolismo e promover uma desintoxicação do organismo. Por isto, o popular “suco verde”, à base de couve e folhas verdes escuras, conquistou lugar na mesa de muitos consumidores e famosos preocupados com a relação entre a dieta e saúde. 

Recentemente, o suco verde ganhou um concorrente. No encontro de hoje iremos falar particularmente deste novo concorrente: o chamado “suco rosa”. É isto mesmo! A onda da vez é uma nova combinação de sabores de coloração cor-de-rosa. Esta bebida de coloração extremamente atrativa já é febre na Europa e promete tomar o lugar do suco verde na mesa do consumidor brasileiro. 
O suco rosa é basicamente uma mistura de beterraba crua com laranja, mas você pode incrementá-lo de acordo com o seu paladar colocando frutas como melancia, morango e também alimentos termogênicos como o gengibre. Esta combinação ganhou destaque após ser comprovado em um estudo publicado no Journal of Applied Physiologyque o consumo do suco rosa melhora em até 10% o desempenho físico e também pode colaborar na recuperação dos músculos. E o mérito deste benefício é todo da beterraba! Esta raiz apresenta em sua composição uma substância que estimula a produção de óxido nítrico no organismo diminuindo assim a quantidade de oxigênio consumida pelo corpo. 

Quando o exercício é realizado em uma condição de baixo teor de oxigênio conhecida como hipóxia, o músculo fica com função reduzida para tolerá-lo. Evidências científicas comprovaram que a ingestão de suco da raiz da beterraba reduziu a perturbação metabólica muscular durante o exercício em hipóxia e melhorou a tolerância ao exercício em indivíduos saudáveis que praticavam exercícios de extensão de joelho até o limite tolerável. Outro estudo demonstrou que o consumo de suco da raiz da beterraba melhora o desempenho e a potência de saída de ciclistas.

A dica é: consumir o suco antes e após o treino. O suco rosa quando consumido até duas horas antes dos treinos ajuda a espantar a exaustão e abraça a disposição. Já quando consumida após o treino, a bebida auxilia tanto na recuperação muscular quanto na redução da fadiga.
E os benefícios não param por ai. A combinação da beterraba com a laranja que é fonte de vitamina C auxilia no combate aos radicais livres produzidos durante a prática do exercício físico. Além disso, o suco rosa é rico nos compostos chamados antocianinas que são poderosos antioxidantes que ajudam na proteção do organismo contra o excesso de radicais livres e também têm ação anti inflamatória. As antocianinas também têm sido estudadas pela sua ação protetora no cérebro e na função cognitiva, prevenindo doenças neurodegenerativas como Alzheimer. 
Em comparação com o suco verde, esta nova versão de sucos de cor rosa são bem mais doces e geralmente mais agradáveis de consumir. De preparo simples, basta bater e tomar, é uma receita extremamente poderosa, que deve ser acoplada a sua dieta e consumido todos os dias para fornecer melhor efeito ao seu corpo. Vale lembrar que é importante tomar o suco logo após sua preparação para não perder suas vitaminas. Uma dica que deixo a vocês é que evitem coar o suco para obter o máximo da quantidade de fibras, que ajudam a garantir saciedade, contribuindo para o emagrecimento, e auxiliando na função intestinal. Se você não tem tempo para preparar o suco, algumas empresas já fornecem este suco na forma de pó para preparo instantâneo com as quantidades adequadas dos ingredientes. 

Mas é valido ressaltar que não basta tomar o suco rosa apenas uma vez na semana e também o consumo regular do suco deve estar associado a alimentação saudável e rotina de exercícios. 

A base do suco rosa é sempre a beterraba, mas a receita é você quem faz de acordo com o seu paladar. Deixo aqui para vocês algumas sugestões de receitas de suco rosa:

SUCO ROSA 1:

1 beterraba pequena, crua e fatiada
1/2 pote de iogurte natural desnatado
1/2 copo (100 ml) de água gelada
Suco de 1 laranja

Bata tudo no liquidificar 

SUCO ROSA 2:

1 colher de sopa de beterraba crua
1 colher de sopa de semente de romã
1 colher de sopa de mirtilo fresco ou congelado
1 colher de sopa de folha de hortelã
50ml de suco de uva orgânico ou cranberry light
200ml de água de coco

Bata tudo no liquidificar

Maressa Caldeira Morzelle
Engenheira de Alimentos-UFMT
Doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos-ESALQ/USP
Sob orientação: Profª. Drª. Jocelem Mastrodi Salgado

Postado há 10th March por GEAF FUNCIONAIS

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário