segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Lohas: estilo de vida ou modismo? (grupoalimentosfuncionais.blogspot.com.br)

Atualmente, o uso difundido da internet, e o fácil acesso as informações tornaram a população muito mais consciente aos assuntos relacionados a saúde, como doenças, exames, alimentação. Devido a essa facilidade, muitas vezes essas informações estão apresentadas de maneira errada e repassam conteúdos que não possuem um embasamento científico confiável.
Mas afinal, onde se encaixa o conceito de Lohas? Provavelmente você ainda não ouviu falar nessa sigla, mas com certeza segue várias das tendências desse mercado, seja por saúde, por ter lido na internet, por estar na moda, curiosidade ou necessidade.

Conceito
Lohas é uma sigla de Lifestyles of Health and Sustainability (Estilo de Vida de Saúde e Sustentabilidade), é um novo segmento de mercado direcionado a saúde, fitness, meio ambiente, desenvolvimento pessoal e vida sustentável. 

Lohas consumidores

São definidos como as pessoas que buscam esse mercado lohas, que estão buscando melhorar a qualidade de vida, a saúde, sustentabilidade, e que promovem movimentos que apoiam a produção de alimentos locais, orgânicos, com baixo teor de carboidrato. Esses consumidores também compram produtos naturais para a pele e eletrodomésticos de baixo consumo de energia. Na Coreia, já são estimados que 37% da população total já é considerada adepta desse seguimento. No ramo dos restaurantes, os clientes lohas visam frequentar os locais que adotam práticas ambientalmente corretas e fornecem alimentos produzidos com alimentos orgânicos ou considerados saudáveis. Estudos realizados demonstram que os consumidores quando frequentam estabelecimentos comerciais estão claramente interessados em alegações funcionais, produtos saudáveis rotulagem com informações nutricionais, sendo estes fatores determinantes na escolha dos seus produtos.
A principal preocupação desse segmento, é em relação a saúde e nutrição, pois as refeições devem fornecer alimentos frescos, priorizando a questão de alimentos orgânicos, associados de uma técnica culinária boa, ou seja, alimentos saudáveis, com baixa caloria e com um sabor agradável.

Principais setores influenciados pelo segmento

Saúde Pessoal: Produtos orgânicos e naturais, produtos com alegações funcionais, cuidados integrais com a saúde, suplementos alimentares e produtos com intuito de acalmar a mente, corpo e espírito;

Edificações verdes: casas certificadas com pisos e revestimentos sustentáveis, produtos e práticas de consumo eficiente de energia, sistemas de energia renovável e madeiras alternativas;

Eco-turismo: viagens de eco-turismo de aventura; e

Transportes alternativos: biodiesel, programas de compartilhamento de carros.

O destaque, em especial, está na área alimentícia, muitos consumidores, principalmente os que estão buscando um estilo de vida saudável, procuram produtos que em seus rótulos contenham informações do "free", sem glúten, sem lactose, sem açúcar, com baixo teor de sódio, light. Vale ressaltar que esses alimentos são um avanço na área de alimentos principalmente aos que precisam desses alimentos devido à algumas doenças como intolerância ao glúten, intolerância a lactose, diabetes, hipertensão. 

Devemos estar atentos a essas novas tendências no mercado para adquirir produtos confiáveis, e que o consumo de alimentos mais saudáveis não seja apenas um "modismo" que esses novos hábitos alimentares estejam em constante crescimento entre a população.

Atenção! Devido a essa nova tendência, vale o alerta, muitos produtos que estão isentos de glúten apresentam gorduras, teor elevado de sódio, então, ressalta a atenção a rotulagem dos alimentos, pois um alimento glúten free não é sinônimo de alimento saudável.

Agora que aprendemos um pouquinho sobre esse nosso conceito de mercado, devemos refletir sobre os alimentos saudáveis que realmente podem nos beneficiar e os produtos disponíveis que visam apenas seu lucro.

Gizele Bruna Barankevicz
Nutricionista - UNICENTRO
Doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos – ESALQ/USP
Sob orientação: Profª. Drª. Jocelem Mastrodi Salgado 

Postado há 25th June por GEAF FUNCIONAIS

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário