domingo, 20 de setembro de 2015

Oficina de Fitoterapia é realizada nas unidades de saúde do municipio de Poconé

A secretaria Municipal de Saúde através do Programa Farmácia Viva APL, dando continuidade ao trabalho de implantação ao uso de medicamentos fitoterápico no município, esta realizando em todas as Unidades Básicas de Saúde, oficinas levando orientações aos usuários do Sistema Único de Saúde sobre a importância do uso de plantas medicinais.

As oficinas irão acontecer nas oito unidades de saúde, já tendo sido realizada no PSF do Distrito do Chumbo, PSF Santa Tereza, João Godofredo , percorrendo todos os demais durante o mês de setembro.

O objetivo é conscientizar a população do uso dessas ervas medicinais, apresentando uma alternativa secular muito utilizada, e que hoje ganha grandes avanços frente a medicina.Cerca de 40 pessoas participam em cada encontro realizado dentro da própria unidade de saúde , que já dispõem de um cronograma com datas e temas que serão abordados uma vez a cada mês.

“Levar ao conhecimento da população a importância do cunho social e econômico no uso dos medicamentos fitoterápicos é indispensável nessa fase do Projeto, Poconé é o primeiro município em Mato Grosso a acreditar e desenvolver esse programa. Capacitações e oficinas estão ocorrendo desde o inicio do programa em 2013, varias oficinas já foram realizadas envolvendo agricultores, médicos, enfermeiros, agentes , e agora estamos trazendo essa orientação aos usuários. Neste segundo modulo as oficinas estão sendo realizadas juntamente com a equipe medica de cada PSF, onde estamos apresentando algumas espécies de plantas medicinais, orientando sobre a forma correta do manuseio, do preparo e da dosagem. Poconé dispõe de cerca de 409 espécies de plantas medicinais, e é preciso explorar toda essa diversidade em beneficio para população”; ressaltou a Farmacêutica do Projeto Farmácia Viva Isanete Geraldini .

As oficinas são abertas a todos moradores, e tem duração de cerca de 2 horas. Todos os interessados podem estar procurando a unidade de saúde mas próxima e acompanhando o cronograma das atividades.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário