quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Plataforma digital do Ibict reúne 1,2 milhão de publicações científicas

Nova versão do Oasisbr é destaque nos sites internacionais de divulgação científica.

A nova versão do Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr), lançado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI) é destaque nos sites das redes internacionais de divulgação científica La Referencia e Confederation of Open Access Repositories (Coar). Com a nova plataforma, milhares de publicações científicas produzidas no Brasil estão mais acessíveis a pesquisadores e acadêmicos de todo o mundo.

O Ibict remodelou o portal para reunir as publicações científicas de acesso aberto brasileiras em um mesmo lugar, facilitando a busca desses documentos pelos interessados. Hoje, por meio do Oasisbr, é possível consultar e realizar o download de, aproximadamente, 1,2 milhão de publicações científicas em acesso aberto, sem custo algum. Representa mais de um milhão de documentos do Brasil e cerca de 200.000 documentos de Portugal. O número de documentos agregados pelo Oasisbr faz do portal brasileiro o maior repositório de acesso aberto da América Latina.

Segundo a coordenadora do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação do Ibict, Bianca Amaro, o Oasisbr é uma plataforma de busca integrada, podendo ser adaptada a dispositivos móveis. Ela concentra os resultados de bibliotecas digitais de teses e dissertações e de revistas eletrônicas de acesso aberto no Brasil.

“São mais de 640 fontes coletadas, onde se agregam teses, artigos e muitas outras produções científicas. O Oasisbr oferece ainda um conjunto de estatísticas sobre as coletas e sobre o material agregado, por meio do qual podemos estabelecer um panorama global da produção brasileira”, explicou.

Segundo ela, a cooperação com a rede latino-americana foi um dos pontos chave para o sucesso da empreitada.

“Houve uma sinergia forte entre nossos profissionais, que em quatro meses chegaram a uma solução apropriada, que dá suporte à expansão de Oasisbr a novas fontes de informação, e potencializa o alcance do acesso aberto no território brasileiro. Com isso, cumprimos nosso objetivo institucional de organizar e disseminar a informação científica brasileira, propiciando assim maior visibilidade à produção científica nacional.”

Bianca Amaro convidou universidades e institutos de pesquisa brasileiros a mostrar o resultado de suas pesquisas.

“Não há dúvidas que quanto mais colocarmos à disposição dos pesquisadores os resultados de pesquisas já realizadas, mais rápido avançará a ciência”, disse.

Para conhecer o novo portal, acesse: oasisbr.ibict.br

Fonte: Ibicit

in EcoDebate, 09/09/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário