domingo, 20 de setembro de 2015

Projeto incentiva pesquisa e produção de plantas medicinais em Aracanguá, São Paulo

Alunos aproveitam espaço no quintal da biblioteca e fazem pesquisa no Acessa SP

DA REDAÇÃO - SANTO ANTÔNIO DO ARACANGUÁ
No quintal, os alunos cultivam as ervas medicinais

A prefeitura de Santo Antônio do Aracanguá encontrou uma forma criativa e saudável para divulgar os serviços oferecidos pelo Programa Acessa SP, inaugurado recentemente na cidade. Um projeto, denominado "Horta Medicinal", envolvendo os alunos dos 6º e 7º anos da Emeb Alice Couto Moraes, foi implementado utilizando o quintal da biblioteca municipal para o cultivo de ervas medicinais e as instalações do posto do Acessa SP, que fica no mesmo local, para a realização de pesquisas sobre o tema.

A iniciativa surgiu a partir da união de esforços de departamentos da prefeitura e da Pastoral da Saúde, ligada à igreja católica, com a proposta de divulgar os serviços do posto, ensinar os alunos a utilizar uma pesquisa de maneira produtiva, preservar o meio ambiente, descobrir diversidade de plantas medicinais, cultivar, manipular, produzir e usar mudas a partir de espécies locais.

Os organizadores explicam que o projeto acontece todos os dias sob a orientação da coordenadora da Pastoral da Saúde, Divina Maria do Amaral Bistaffa e da monitora do programa Acessa SP, Solange Aparecida Ferreira Nascimento.

Os alunos frequentam a horta em horário oposto ao de estudo, onde o tempo é divido entre teoria e prática, com pesquisa cientifica sobre ervas medicinais com orientação da monitora. "Os estudantes realizam o plantio e cultivo das ervas com a coordenadora da Pastoral da Saúde, culminando aprendizagem em sala de aula por meio de debates e roda de conversas orientadas pelas professoras Maria Aparecida Amarães e Vanessa Maria de Angeli Oliveira", comenta Solange. "Os alunos utilizam os computadores instalados na biblioteca para pesquisarem sobre as plantas populares. A cada semana, uma nova espécie é pesquisada. Para isso, é necessária uma autorização do pai ou responsável. Após a autorização, o interessado se cadastra no Acessa São Paulo, onde é reservado um horário para as pesquisas. As atividades são divulgadas em uma página de rede social - ' Acessa SP Aracanguá' e no blog da Rede de Projetos, explica Solange.

"O projeto está ajudando a conhecer mais plantas, para entender a finalidade delas. Gostei bastante do projeto, pois ajuda a esquecer um pouco da internet e focar na natureza", diz Ana Beatriz Ferreira, aluna do 7º ano da EMEB Alice Couto Moraes.

"Para mim, é ótimo. A criança vai se interessar em aprender dentro do projeto, buscar novas informações sobre as plantas medicinais através das pesquisas e ajudar na divulgação dos benefícios das ervas", completa Divina Maria do Amaral Bistaffa, coordenadora da Pastoral da Saúde.

O projeto também é aberto à comunidade que participa com doações de mudas de ervas medicinais. No final do programa, previsto para o início de dezembro, serão oferecidos à comunidade: suco, xarope e chás baseados nessas plantações. Outra novidade será a exposição das pesquisas dos alunos que descreverão aos convidados, os conhecimentos adquiridos durante o projeto.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário